Na segunda metade do século XIX começa a chegar no Brasil grande contingente de brancos
europeus para constituir uma mão de obra livre no país. O sistema adotado como relação trabalhista, foi
o sistema de parceria. Deste mesmo modo a primeira classe operária crescente no brasil do início do
século XX é Branca e europeia. Os fluxos migratórios de trabalhadores diminuiu com a lei dos dois
terços promulgada por Getúlio Vargas, quais os interesses em conter o fluxo migratório de
trabalhadores europeus para o Brasil e como que indiretamente esse controle beneficiou a população
afro-brasileira?
Respostas
Resposta: O Governo Getúlio Vargas (1930-1945) teve com lema o desenvolvimento da indústria nacional. Neste governo foram criadas várias leis trabalhistas dentre elas a Lei dos 2/3 com o objetivo de valorização do trabalhador brasileiro e diminuição das taxas de desemprego. Dessa forma os trabalhadores brasileiros incluindo a população afro-brasileira que, na época da Abolição da Escravatura foi preterida pelos imigrantes estrangeiros (italianos, alemães, espanhóis, etc) da Europa tiveram a oportunidade de concorrer a novos trabalhos.
Explicação:
A lei de dois terços de Getúlio Vargas tinha como objetivo limitar a entrada de estrangeiros no Brasil. Foi instituída pelo Decreto 19.482 de 12 de dezembro de 1930 e ficou conhecida como Lei de Nacionalização do Trabalho ou Lei dos dois terços
A lei estabelecia que dois terços das vagas de trabalho em empresas, associações, companhias e firmas comerciais que explorassem ou não concessões do Governo Federal ou dos Governos Estaduais e Municipais tinham que ser ocupados por brasileiros natos.
A entrada em massa de estrangeiros foi considerada por este governo como uma das causas do desemprego dos trabalhadores brasileiros. Com a aplicação da lei - brasileiros - incluindo a população afro-brasileira puderam concorrer a novas vagas de trabalho.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/11781136
https://brainly.com.br/tarefa/16257706
https://brainly.com.br/tarefa/790301