4. Aponte as consequências da Primeira Guerra Mundial para os seguintes países: Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra.
Respostas
Resposta:mbora a Alemanha continuasse sofrendo sucessivas derrotas e seus aliados tivessem se rendido, o governo alemão continuava na guerra. Esfomeado e cansado, o povo alemão se revoltou e os soldados e operários forçaram o kaiser (imperador) a abdicar.
Formou-se um governo provisório e foi proclamada a República de Weimar. No dia 11 de novembro de 1918, o novo governo assinou a rendição alemã. A Primeira Guerra chegava ao fim, mas a paz geral só foi firmada em 1919, com a assinatura do Tratado de Versalhes.
Entre os termos do tratado, estava a cessão de regiões do território alemão para as nações fronteiriças.
A Alemanha também perdeu suas colônias africanas e a República de Weimar foi obrigada a aceitar a independência da Áustria. Igualmente, teve que pagar uma indenização de 33 milhões de dólares pelos prejuízos causados pelo conflito.
Os termos foram considerados humilhantes e foram usados para provocar a queda da República de Weimar em 1933, e a posterior consolidação no poder de Adolf Hitler e do nazismo. Sendo assim, em 1939, pouco mais de 20 anos depois, provocaram a Segunda Guerra Mundial.
As reações aos efeitos do tratado estão entre as principais consequências da Primeira Guerra Mundial.
A Grande Guerra deixou profundas consequências para todo o mundo. Podemos destacar:
redesenhou o mapa político da Europa e do Oriente Médio;
marcou a queda do capitalismo liberal;
motivou a criação da Liga das Nações;
permitiu a ascensão econômica e política dos Estados Unidos.
Explicação: