• Matéria: História
  • Autor: leocunha1604
  • Perguntado 4 anos atrás

5. O texto a seguir se refere ao liberalismo econômico.

“A Escola de Manchester, conhecida também como Escola Clássica, desenvolveu o pensamento econômico dominante na época do capitalismo industrial e liberal. Coube a Adam Smith formular em “A Riqueza das Nações”, que foi publicado em 1776, as ideias iniciais do Liberalismo Econômico, igualmente defendido por Davi Ricardo” em “Princípios da Economia Política e do Imposto”, Thomas Robert Malthus em “Ensaio Sobre o Princípio da População” e Jean Baptiste Say em “Tratado de Economia Política”.
AQUINO, S. L. de A.; et alii. História das sociedades modernas às atuais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1995, p. 1281.
A obra Riqueza das Nações (1776), fundamental na evolução do pensamento econômico, defendia, entre outras, a ideia de que

a) a grandeza de um Estado exige a planificação e o dirigismo econômico.

b) a socialização dos meios de produção e distribuição aumentam a eficiência da economia.

c) a riqueza deve basear-se, fundamentalmente, na exploração dos recursos da natureza.

d) a “mais-valia” resultado da exploração do trabalhador deve ser suprimida.

e) o trabalho é a fonte de riqueza, baseando-se no valor da lei da oferta e da procura.

Respostas

respondido por: caarolleitte
14

Resposta:

LETRA B - a socialização dos meios de produção e distribuição aumentam a eficiência da economia.

Explicação:

respondido por: larissamagrani
1

A obra Riqueza das Nações (1776), fundamental na evolução do pensamento econômico, defendia, entre outras, a ideia de que a socialização dos meios de produção e distribuição aumentam a eficiência da economia (B).

O pensamento liberal econômico

O liberalismo é fundamentado na ideia de liberdade individual e industrial, uma vez que toda a população deve possuir direitos humanos isonômicos para garantir a concorrência no mercado.

Algumas das suas características principais são: livre concorrência mercantil, individualismo econômico, mínima intervenção do Estado no comércio.

Neste sistema, o Estado, ainda que de maneira mínima, pode intervir nos assuntos que abrangem as condições de trabalho e os direitos civis.

Saiba mais sobre o liberalismo em: brainly.com.br/tarefa/1451942

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares