Respostas
Explicação:
Na segunda metade do século XVI, o cultivo de cana-de-açúcar no litoral nordestino iniciou uma nova fase no processo de ocupação, utilizando o sistema agrícola plantation , que consiste em monocultura para exportação em grande propriedade e mão-de-obra escrava.
Século XVII - A pecuária extensiva se espalhou pelas margens do Rio São Francisco e tomou a direção do interior. Enquanto na Amazônia ocorria a exploração dos produtos da floresta , conhecidos também como drogas do sertão ( ervas medicinais, cacau, canela, baunilha , urucum , etc.).
Com a descoberta do ouro, assiste-se a interiorização do povoamento na região de Minas Gerais, que inclusive aconteceu de forma relativamente rápida, contrariando muitas vezes , determinações da metrópole, que proibia a instalação de vilas em áreas muito afastadas do litoral.
Século XIX - A cultura do café, destacou-se pela celeração do processo de expansão do território. Sob o aspecto social e econômico o café fez surgir uma nova elite de grande poder político , além de uma classe trabalhadora livre , formada por imigrantes. Entre 1870 e 1910, a exploração da borracha na Amazônia recebeu um elevado número de migrantes que fugiam de uma seca muito severa no sertão nordestino.
Século XX - Neste século as vias de transporte e comunicação foi efetivada no país e fez com que o Brasil superasse sua característica de "arquipélago".