• Matéria: Português
  • Autor: Sammy19987
  • Perguntado 4 anos atrás

Fazer uma redação com o tema:

obs: com suas palavras

Tema: "enfrentamento da desigualdade social no Brasil".






TEXTO I
A pandemia ainda está em curso, mas já deixou muitas marcas na economia brasileira e agravou uma das mazelas crônicas do país: a desigualdade. A reportagem é de Renata Ribeiro.
Na leitura da economia, a pandemia escreve um conto das duas cidades: uma que vê do alto o saldo da crise; e outra que assiste às consequências de baixo. A teoria de que o vírus aumentou a desigualdade social foi testada em cidades do mundo todo.
No Brasil, onde o mal é endêmico, foi pior, levada ao extremo. “Nas nossas regiões metropolitanas, já vinha numa tendência de crescimento desde 2015, com a crise. E o que a pandemia fez foi jogar essa desigualdade para outro nível. As pessoas estão perdendo renda do trabalho e, ao mesmo tempo, essa renda está se tornando, está ficando menos, está distribuindo de uma forma menos igualitária. Então, você tem uma piora da renda do trabalho e um aumento da desigualdade da renda do trabalho. O pior cenário que você pode ter”, explicou André Salata, sociólogo e professor da Escola de Humanidades da PUC-RS.[...]
Para os economistas, uma "recuperação em K". A grafia da letra desenha a queda na atividade com a pandemia, depois indica o caminho da saída. Não é bom: ricos cada vez mais ricos, pobres descendo ainda mais na arquitetura social. E esse vírus da desigualdade deixa marcas para o futuro, tal como a pandemia.
“A pandemia não é só um problema que acontece enquanto ela dura; ela deixa marcas na educação, no trabalho dos jovens de hoje. Esse efeito cicatriz que a geração de estudantes e de jovens durante a pandemia devem sofrer depois da pandemia”, alertou Marcelo Neri, diretor da FGV Social.[...]
Do alto da sua experiência de quem já passou por graves crises econômicas, Pérsio Arida, um dos economistas idealizadores do Plano Real, indica um caminho.
“O grande desafio do Brasil hoje é crescer e enfrentar o problema da desigualdade, e para isso a iniciativa começa no executivo federal - ele que dá o tom, ele que dá a norma, e, nesse sentido, nós estamos perdendo tempo sim. Precisa voltar à normalidade com vacina, abrir economia, fazer uma reforma tributária, colocar o governo para funcionar direito. O estado tem que deixar de fazer o que faz mal e fazer o que de fato lhe compete, que é educação pública de qualidade, saúde de qualidade e inovação tecnológica e apoio à ciência, é isso que o estado deveria estar fazendo”, defendeu o economista.
Jornal Nacional. Pandemia agrava problema crônico do Brasil: a desigualdade econômica.



Proposta: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema Enfrentamento da desigualdade social no Brasil, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

alguém me ajude

Anexos:

Respostas

respondido por: Anônimo
8

Resposta:

Explicação:

Enfrentar a desigualdade com soluções duradouras

A desigualdade no país tem grandes proporções, assim como no mundo todo.

Este termo sempre existiu e, certamente com a pandemia, gerou graves problemas em cadeia, como desemprego acentuado, dependência extrema de programas sociais, defasagens diversas na economia, na educação, entre outros.

Assim, programas sociais são necessários. Que sejam aprimorados, mas que tenham um intuito de desenvolver habilidades, com recursos e melhorias, não apenas de fornecer uma renda baixa e momentânea, como uma simples ajuda de custo se, do outro lado, os preços são exorbitantes e o poder de compra é mínimo ou inexistente. Ou seja, não podemos cobrir o pé e descobrir a cabeça, mas conceder estrutura adequada de saúde, habitação, educação, trabalho, alimentação e lazer.

Portanto, a corrupção deve ser banida, com maior controle dos poderes da justiça, com punições exemplares, para que não tenhamos tanta descrença em política. A fiscalização deve ser primorosa, para que todas as ações e planos de governo sejam efetivamente realizadas.

Deste modo, há a necessidade de programas sociais mais abrangentes e garantia de emprego, renda e poder de compra das pessoas, de modo que os artigos da Constituição Federal sejam aplicados e efetivados de modo real, com direitos iguais a todos, para uma vida digna em todos os sentidos.

O enfrentamento é constante, mas a luta deve ser de cada cidadão, na busca de igualdade e de grandes conquistas para toda a sociedade.


eleven150: Oier vc podeia me ajudar com uma redação?
Perguntas similares