2. A partir de 1870, a monarquia brasileira passou a ser questionada por diversos setores da sociedade brasileira. Esse fato, aliado a outros acontecimentos, foi desgastando essa forma de governo. Integrantes da elite, da camada média e da população mais pobre passaram a defender o fim da monarquia e a implantação da república. Os acontecimentos que mais colaboraram para o enfraquecimento da monarquia no Brasil e sua substituição pela república pode ser dividida em quatro questões: Religiosa, Militar, política e abolicionista. No quadro a seguir caracterize cada uma destas questões:
Questão Religiosa :
Questão política :
Questão militar :
Questão abolicionista :
Anexos:
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
Questão Militar: O exército percebeu sua força após a Guerra do Paraguai, no entanto, não tinha vigor político expressivo. As reivindicações dos militares por melhores salários e maior influência na política resultou em conflitos com a coroa.
Questão Política: O fim da escravidão no Brasil foi entendido como forma de traição do Império contra os fazendeiros, uma vez que não houve indenização para as perdas de escravos.
Questão Religiosa: O imperador indispôs-se com a igreja ao prender dois bispos que decidiram se posicionar contra a maçonaria. D. Pedro II era maçom.
Questão abolicionista: insatisfação dos setores escravocratas com o governo monárquico após a Lei Áurea.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás