Gente me ajuda pfv! Eu preciso de um editorial de alguma notícia tem de ser completo!
Respostas
Resposta:
Gênero textual produzido, principalmente, para jornais e revistas
O texto editorial tem um caráter opinativo e é utilizado na imprensa, especialmente nos jornais e revistas. Além disso, ele tem um cunho argumentativo, pois tem como finalidade convencer o leitor daquilo que ele acredita.
Ele serve para expor a posição da instituição, além de posicionar o suporte diante de algum assunto polêmico ou atual que está ocorrendo na sociedade. É um tipo de texto dissertativo, porém no decorrer do texto existem os argumentos da instituição.
O texto editorial é um dos gêneros textuais, assim como a fábula, a notícia, o diário e o poema. O editorial, geralmente, se localiza no início do jornal, entre as suas primeiras páginas. Marcando assim, todas as produções que serão reveladas naquele momento, e geralmente, antecipando a reportagem e/ou notícia que está naquele suporte.
“Os gêneros jornalísticos são classificados em dois tipos: gêneros informativos (nota, notícia, reportagem e entrevista) e gêneros opinativos (editorial, comentário, artigo, resenha/crítica, crônica, coluna caricatura e carta). Os primeiros se caracterizariam pela objetividade, imparcialidade e pela “análise fria e racional dos fatos”. Já o segundo tipo reflete a opinião do jornalista (ou do jornal ao qual pertence), o fornecimento de dados acerca do fato noticiado e uma clara tentativa de fazer com que o leitor tome posição frente os acontecimentos que estão sendo relatados.”
(Rose Mary Ferreira Pereira e Thaís Ferreira da Rocha)
Características do texto editorial
É importante salientar que o texto editorial é a marca política e/ou ideológica de um determinado veículo de comunicação. Quando o leitor discorda do editorial do jornal ou da revista, por exemplo, provavelmente há sinais daquele ponto de vista em todos os gêneros textuais, até mesmo nos informativos.
O texto editorial pode ser assinado ou não. Se o editorial não for assinado, ele geralmente apresenta as visões do veículo que o publicou, expressado pelo editor ou por um membro da equipe (ou, ocasionalmente, um colaborador freelance) que escreveu com o apoio do editor ou editora.
Se o texto editorial é assinado, ele não representa o ponto de vista do veículo. Ganhou uma posição de destaque porque o editor (ou corpo editorial) acredita que ele representa uma concepção importante e que merece audiência.
Portanto, no texto editorial a empresa se posiciona através da voz do editor ou redator-chefe, pois é quem assina o texto. Contudo, não é responsabilidade única deles trazer essa opinião para si, mas da instituição a qual eles representam.
Explicação: