7. Defina os principais conceitos que perpassam no estudo e compreensão da
genética:
DNA:
Gene:
Lócus gênico:
Alelos:
Cromossomo:
Cromossomos homólogos:
Cromossomos sexuais:
Cariótipo:
Homozigoto:
Heterozigoto:
Genótipo:
Fenótipo:
Gene dominante:
Gene recessivo:
Dominância completa:
Dominância incompleta:
Codominância:
Célula haplóide (n):
Célula diploide (2n):
Heredograma:
Respostas
Resposta:
genética: A Genética é uma parte da Biologia que estuda, principalmente, como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes
DNA: é uma molécula presente no núcleo das células dos seres vivos que carrega toda a informação genética de um organismo.
Gene: é uma sequência ordenada de nucleotídeos localizada em uma posição particular em um cromossomo particular que codifica um produto funcional específico (isto é, uma proteína ou molécula de RNA).
Lócus gênico: Posição que um gene ocupa em um cromossomo.
Alelos: são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos.
Cromossomo: são estruturas formadas por uma molécula de DNA associada a moléculas proteicas.
Cromossomo Homólogos: Cromossomos homólogos ou cromossomas homólogos são cromossomas pareados entre si, semelhantes e que juntos formam um par. Os cromossomas nesse par são também designados por bivalentes, quando estão emparelhados durante a meiose. Esses pares só existem nas células somáticas das espécies diploides.
Cromossomos Sexuais: O cromossomo sexual ou cromossoma sexual é um tipo de cromossomo, encontrado em células da maioria dos organismos, e determina o sexo dos indivíduos.
Cariótipo: nome dado ao conjunto de cromossomos de uma dada espécie e apresenta forma, tamanho e número característicos.
Homozigoto: Homozigoto e Heterozigoto, na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, com os seres heterozigotos acontece o oposto, uma vez que eles possuem dois genes alelos diferentes.
Genotipo: é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo.
Fenótipo: são as características observáveis ou caracteres de um organismo ou população, como: morfologia, desenvolvimento, propriedades bioquímicas ou fisiológicas e comportamento.