Durante a Idade Média, entre os séculos V e XV, o belo era associado a quê? Como a arte era utilizada?
Respostas
Resposta:
A arte medieval foi marcada por dois estilos artísticos: O românico e o gótico.
Explicação:
Com as principais produções no campo da arquitetura, pintura e escultura, a arte medieval se destacou pela construção de igrejas, catedrais e palácios.
A religião, o temor a Deus e o medo do Juízo Final foram temas que fizeram parte da história medieval. Marcada pelo teocentrismo, com a concepção de Deus como centro do universo, a cultura medieval foi a mais pura expressão da fé.
As catedrais foram os mais importantes centros de produção e preservação cultural entre os séculos V e XV. Os mosteiros e igrejas eram principais centros difusores da religiosidade e da cultura da época, eles guardavam relíquias de santos e alguns desses lugares se tornavam locais de peregrinação.
Na Idade Média, as pessoas mais instruídas pertenciam à Igreja Católica, que controlava grande parte das atividades artísticas, literárias e intelectuais da época. Desse modo, a Igreja mantinha o controle da leitura e da escrita, usando-o como forma manter seu poder e doutrinar pessoas, impedindo que pensassem diferente de seus dogmas.
Nessa sociedade marcada pelo feudalismo e cristianismo como polos dinamizadores da cultural, surgiu a arte medieval, que teve como finalidade servir à majestade do poder temporal e religioso, sendo feita para reverenciar ambos.