Respostas
Resposta:
O nome “Brasil” advém do imaginário europeu sobre uma antiga ilha mítica
Resposta:
Recentemente, alguns historiadores estudaram as possíveis origens da expressão “Brasil” e de como ela se associou à região geográfica onde hoje se localiza o Brasil (entendido como país, nação etc.). Essas pesquisas acabaram por remontar a antigas lendas do norte da Europa, sobretudo das regiões habitadas por celtas e bretões (atuais Reino Unido e Irlanda), que acabaram por alimentar o imaginário de franceses, portugueses e espanhóis.
Essa antiga lenda versava a respeito de uma ilha chamada Brasil. Essa ilha, a exemplo da ilha de Atlântida, teria sido povoada por seres mitológicos e heróis memoráveis. O termo celta “Brasil” (Breasail), inclusive, pode aludir não apenas à ilha, mas também a um herói homônimo.
Essas lendas de ilhas atlânticas imaginárias teriam penetrado no Ocidente por meio de uma compilação intitulada “Nauigatio Sancti Brendani”. A força imaginativa dessas histórias era tamanha que até mesmo nos mapas de alta precisão náutica do início da era das navegações ultramarinas havia ilhas como a de “Brasil” desenhadas.
Entretanto, a posição dessa ilha nos mapas usados pelos navegadores, com o tempo, foi sendo posta cada vez mais ao sul, na região onde, aproximadamente, foi encontrado o Brasil. A aceitação do nome “Brasil” para referir-se à Colônia pode ter sido referendada tanto por conta da extração e comércio do pau-brasil quanto pela lenda da ilha.
O fato é que tais origens são sempre complicadas de serem rastreadas, de modo que, na medida em que o tempo passa, novas luzes são lançadas sobre esses fatos.
Explicação: