• Matéria: Artes
  • Autor: melotorquatovictoria
  • Perguntado 4 anos atrás

quais são os quatro tipos de teatro japonês ? explique cada um deles.​

Respostas

respondido por: brotaaqemcasa
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Resposta:

1 – Teatro No

Também conhecido como Nō, Noh ou Nou, a modalidade de teatro No originou-se nos ritos xintoístas. Ele foi estreado por Kan’ami Kiyotasugu (1333-1384) e, anos depois, desenvolvido pelo seu filho, chamado Zeami (1363-1444). Logo depois, foi adotado pelos lordes feudais, popularmente conhecidos como Daimyo, tornando-se mais cerimonial e ritualista.

2 – Teatro Kyogen

O Kyogen surgiu no século XIV e tem as mesmas origens do teatro No, isto é, o sarugaku. Foi a partir deste período que passou a existir a diferenciação entre o sarugaku sério, que é o No em si, e o sarugaku humorístico, o Kyogen. Em outras palavras, trata-se de uma forma cômica do tradicional teatro no Japão.

3 – Teatro Kabuki

Já durante o século XVII, os amantes de teatro no Japão passaram a sentir a necessidade de assistir a um peças mais divertidas e de fácil compreensão. Então, partindo do No, surgiu o Kambuki, em Quito (Kyoto), patrocinado pelo Xogunato ou Shogunato.

4 – Teatro Bunraku

Com o mesmo objetivo do Kabuki, o teatro Bunraku visa entreter o público. Trata-se de uma modalidade de teatro de títeres (um tipo de marionetes). Geralmente, os títeres possuem 1,2 metros de altura, trajes e cabeças entalhados em madeira e mãos móveis.

Explicação:

Confia!

respondido por: giuliainohue
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Resposta:

Quatro tipos de teatro tradicional ainda apresentados no Japão: No, Kyogen, Kabuki e Bunraku.

Explicação:

Teatro No: Combina canto, pantomima, música e poesia, uma das formas mais importantes do drama musical clássico japonês. Esta arte evoluiu de outras formas teatrais, aristocráticas e populares, incluindo o Dengaku, Shirabyoshi e Gagaku. O termo no deriva da palavra japonesa que quer dizer talento ou habilidade. Muitas de seus personagens usam máscaras, os shites (protagonista) e seu acompanhante, mas não todos.

Teatro Kyogen: Caracterizado pela simplicidade da estrutura do palco, com interpretações sem coreografia, onde são apresentados temas atuais, como a relação de chefes e subordinados. Com isso, o Kyogen manteve-se no atual formato desde sua origem.

Como um teatro informal, o Kyogen destaca a fragilidade do homem. As máscaras são raras e os trajes simples. Comumente, os atores vestem meias chamadas tabi. Duas escolas constituem o Kyogen, sendo elas Okura e Izumi.

Teatro Kabuki: Esta forma de teatro é exuberante, com palco e elenco grandiosos. Máscaras foram substituídas por maquiagens bem elaboradas. As cortinas permitem mudanças no cenário, que utilizam efeitos especiais, tais como alçapões, setores que giram e cabos elevados para os artistas “voarem”.

Músicos e coro sentam atrás de um biombo ou de cada lado do palco. O estilo Aragoto, ou “estilo brusco de atuar”, é usado em peças por personagens masculinos com maquiagem estilizada. Estes se deslocam de maneira exagerada, enquanto as expressões faciais e de olhos são fundamentais para uma boa atuação. Atualmente, um grande nome dessa arte de representar é o jovem ator Chikawa Ebizo XI.

Os atores menos importantes geralmente ficam na direita do palco, enquanto que os mais importantes à esquerda. Nota-se maior status do personagem observando peruca e trajes – quanto mais elaborados e caracterizados, mais indicam a personalidade do mesmo.

Os atores Kabuki foram incansavelmente retratados em xilogravuras no período Edo (1603-1868). Atualmente, o Kabuki é o teatro tradicional japonês mais difundido e apreciado no ocidente.

Contudo, a atuação das mulheres no Kabuki foi proibida no período Tokugawa. Depois do veto, os atores masculinos passaram a praticar ainda mais o crossdresser, conhecidos como onnagata (papel de mulher) ou oyama.

Teatro Bunraku: É uma forma de teatro de títeres (espécie de marionetes) e, assim como o Kabuki, visa entreter um grande público. Os títeres têm 1,2 m de altura, mãos móveis e cabeças e trajes entalhadas em madeira.

Comumente, a peça é apresentada por dois assistentes – um de cada lado – que se vestem de preto, já o titeriteiro usa traje formal ou de acordo com o tema da peça. Os títeres podem representar tanto humanos como animais.

A história é contada por uma narrador e, enquanto ele fala, a música shimasen acompanha as ações em todas as cenas. Muitas das peças Kabuki foram originalmente escritas para títeres, mas o Bunraku usou muito das peças Kabuki.

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