Em 1930 esse estilo de samba ganhou grande espaço na indústria
fonográfica e também foi usado pela política ditatorial de Getúlio
Vargas na época do Estado Novo.
a) Samba enredo
b) Samba exaltação
c) Samba de breque
d) Roda de samba
Respostas
Explicação:
A partir dos anos 1930, o samba ganhou grande espaço na indústria fonográfica e também foi usado pela política ditatorial de Getúlio Vargas na época do Estado Novo. Um dos grandes estudiosos das raízes do samba também era sambista e figurou entre os nomes que se alastraram no Rio de Janeiro nos anos 1930.
A afirmativa correta é a letra a) Samba enredo.
No ano de 1930, o samba passou a ter um enorme espaço na indústria fonográfica e servir de instrumento para a política ditatorial de Getúlio Vargas durante o Estado Novo. Considerando a política cultural do Estado Novo, temos que o principal interesse do conhecimento histórico como quesito de julgamento das escolas de samba é ser controlado pelo estado para a identidade brasileira.
Getúlio Vargas foi o presidente que governou o Brasil pelo maior período, por dois mandados. A era Vargas caracteriza-se pela instalação da fase da ditadura, chamada de Estado Novo. Seus dois mandatos foram marcados pela criação de estatais e leis trabalhistas.
O principal papel do DIP na consolidação do Estado Novo (1937-45) era tornar maior os atos governamentais, para dar estímulo a figura do presidente, através do controle dos meios de comunicação, e de ser um instrumento de censura e promoção de eventos culturais que deveriam promover a imagem de Getúlio Vargas.
Saiba mais sobre Getúlio Vargas em: https://brainly.com.br/tarefa/7351847
Bons estudos!