• Matéria: História
  • Autor: amordasuavidah5
  • Perguntado 4 anos atrás

a sociedade feudal é dividida em classes sociais e devidamente hierarquizada. desenhe a pirâmide social da idade média e explique a função de cada classe social.

por favor me ajudem!!!​

Respostas

respondido por: AnneSena19
3

Resposta:

Utilize essa imagem, se você quiser, invés de desenhar escreva apenas os nomes!.

Explicação:

Espero ter ajudado:)

Anexos:

amordasuavidah5: obrigada
Anônimo: obg
respondido por: victorcomandulli
4

Resposta:

A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.  

As classes eram denominadas estanques, por isso, no sistema não havia mobilidade social, ou seja, os servos estavam "condenados" a passarem o resto de suas vidas servindo aos senhores. A nobreza, formada pelos donos dos feudos ou senhores feudais, era a classe mais alta do feudalismo. Dona das grandes propriedades rurais, ela exercia poder absoluto sobre as demais classes.

Dessa forma, a classe se dividia em suseranos, que eram os donos da terra, e vassalos, que eram os servos trabalhadores. Além disso, era a responsável pela gestão de leis, concessão de benefícios, administração da justiça, dentre outros.

O clero era composto principalmente pelos membros do catolicismo. Com isso, o cristianismo, sistema controlado pela igreja católica moldou os comportamentos, os ideais e a cultura do homem medieval, tornando a igreja a instituição mais poderosa do sistema feudal.  

Agricultura era usada como moeda de troca durante o feudalismo. (Wikimedia Commons)

Os servos, por sua vez, correspondiam a maior classe do feudalismo. Era composta por escravos, vilõ e camponeses que eram obrigados a prestar serviços pesados. Assim, plantavam, colhiam, produziam azeite, vinho, pão, farinha, queijo, manteiga, caçavam, pescavam e ainda trabalhavam numa rudimentar indústria artesanal.

Além disso, o trabalho dessas pessoas envolvia uma série de obrigações, entre elas, o trabalho como rendeiro, quando pagava-se ao senhor com mercadorias ou prestações de serviços pelo uso da terra.

O trabalho gratuito era realizado por algumas famílias em dias determinados e o pagamento era dado por meio da permissão do uso de fornos, moinhos e outros equipamento agrícolas. Confira alguns impostos que eram pagos por eles:

Explicação: marque como melhor resposta pvr


amordasuavidah5: obrigada
victorcomandulli: de nada
Anônimo: obg
Perguntas similares