Dado o idiograma, DEFINA qual a patologia apresentada pelo irmão caçula do aluno e CITE algumas características do portador dessa síndrome.
2. Após a análise parcial do conteúdo nuclear de uma célula eucarionte, verificou-se que o ácido nucleico selecionado apresentava a seguinte proporção de bases nitrogenadas: A= 25,6%; G= 24,4%; T= 25,6%; C= 24,4%. Assim, afirmou-se que se tratava de uma molécula de DNA.
Apresente dois argumentos que comprovem que o ácido nucleico encontrado é um DNA
Respostas
Resposta:
1-O menino é portador de uma Aneuploidia, mutação em que há uma pequena alteração numérica na quantidade de cromossomos no Genoma humano, do nome de Síndrome de Down. A Síndrome de Down, na análise do Genoma é característica pela presença de 1 cromossomo a mais no par 21, por isso, também é chamada de Trissomia Do 21. Os portadores dessa síndrome possuem dificuldades de raciocínio, possuem estatura corporal mais baixa, membros menores, olhos pequenos e amendoados e etc ...
2 -A presença da Timina no ácido nucléico é característico da molécula do DNA (sendo que na molécula de RNA, o ``pareamento`` da Adenina, é a Uracila); Além disso, a análise foi feita no núcleo de uma celular eucariota, local em que se encontra majoritariamente os cromossomos, os quais são compostos por DNA (O nucléolo, por sua vez, é composto por RNAR). Também, as porcentagens respeitam a Relação de Chagaff que resumidamente diz que a razão entre as bases nitrogenadas, no DNA, Adenina por Timina e Citosina por Guanina deve ser igual (ou aproximado) a 1
A/T = C/G = 1
Ou seja, as quantidades de Adenina se igualam com as quantidades de Timina assim como ocorre com Citosina e Guanina.
obs: Por ser fita simples, previamente, a molécula de RNA não é pareada, tome cuidado! O pareamento pode ocorrer, especialmente na síntese proteica quando o RNAm ( portando o códon) encontra com o RNAt (contendo o anticódon).