No âmbito emocional, nosso cérebro comporta dois sistemas independentes e pré-conscientes, cada um com suas funções específicas e mutuamente engajados em governar nossos pensamentos e comportamentos. O primeiro é o sistema de predisposição, moldado para lidar com questões habituais e que se manifesta nos sentimentos de entusiasmo. O segundo é o sistema de vigilância, moldado para lidar com situações inesperadas e que se manifesta nos sentimentos de ansiedade.
Respostas
Resposta:
Acredito que seja a ALTERVATIVA 2 - As emoções são um gatilho que permite ao mediador ter acesso a racionalidade das pessoas, favorecendo a transferência de conhecimento.
Explicação:
Foi o que achei que se adapta melhor ao que se diz no livro na pág. 82:
"Desse modo, um aprendiz confortável emocionalmente tende a ativar e usar melhor o cérebro racional e, consequentemente, aprender mais e melhor."
Resposta:
Alternativa 4:
As emoções estão vinculados as respostas primitivas dos seres humanos, sendo pouco usual metodologicamente nos processos de ensino e aprendizagem.
Explicação:
Porque as emoções são importantes no processo de Ensino-aprendizagem?
Resultado de imagem para As emoções devem ser consideradas como elemento estruturante nos processos de aprendizagem, pois sozinhas tem ampla capacidade de formação de memórias
As emoções afetam todas as aprendizagens
E mais bem geridas e fortes serão as funções executivas de planificação, priorização, monitorização e verificação das respostas. Quando o input emocional é adicionado à experiência de aprendizagem, o cérebro capta e processa os estímulos de forma mais significativa e profunda.