Escreva 10 regras ou seja dez mandamentos que você acredita que poderia melhorar a vida das pessoas na comunidade Onde você mora?
Respostas
1 Seja voluntário
Sempre que puder ajude alguém. Isso te fará uma pessoa melhor.
2 Ajude os outros
Quando perceber alguém com sacolas pesadas, derrubar alguma coisa, encontrar alguém com pneu furado, pergunte se pode ajudar. Só essa atitude já deixará o outro melhor. Se puder ajudar, melhor ainda.
3 Compartilhe o que sabe
Ensinar é um grande dom. quanto mais se compartilha o que se sabe, mais conhecimento se ganha.
4 Ajude alguém a começar algo
Qualquer projeto que esteja parado. Seja iniciar atividade física, começar a dieta. Aprender um novo idioma. Sirva de incentivador dessa pessoa. Comece com ela. Dê ânimo e força.
5 Doe o que não usa
Você fará a vida de alguém melhor.
6 Recicle e monte um sistema de compostagem. Diversas comunidades apresentam problemas com aterros sanitários lotados. A produção excessiva de lixo aumenta a poluição e isso não é bom para ninguém. Faça sua parte reciclando e praticando a compostagem o máximo possível.[2]
Se deseja ir além, espalhe o conhecimento sobre a reciclagem, seja criando um programa de reciclagem em sua escola ou trabalho.
A compostagem é útil em mais de um modo: você pode descartar seu lixo orgânico sem colocá-lo no lixo, resultando em um solo rico que pode ser utilizado no jardim. Após aprender a fazê-la, você também pode ensinar os outros.
7 Economize água e energia. O excesso de uso da eletricidade e da água reduz os recursos da comunidade.[3] A economia é boa não só para sua região, mas para o planeta inteiro: esforce-se para economizar e esse será um investimento para a saúde da comunidade no longo prazo.
Apague as luzes quando não as estiver utilizando, reduza sua dependência do ar condicionado, utilize utensílios domésticos econômicos, desligue seu computador quando não o estiver usando e reduza a temperatura do aquecedor de água para economizar energia.
Tome banhos mais curtos, tampe vazamentos, limite a lavagem do quintal e utilize água de baixa pressão ao lavar a louça para economizar água.
8 Pesquise para identificar as necessidades da comunidade. Antes de conseguir ajudar, você deve pesquisar o que a comunidade realmente precisa. Isso é ainda mais importante quando se é novo na comunidade ou se você nunca participou muito no passado. Talvez haja um rio na cidade que seja tão poluído que é impossível nadar nele. Talvez exista uma escola que precise de mais recursos para comprar computadores e livros. É provável que a população sem teto da região precise de ajuda. Não importa qual seja o assunto, descubra quais as necessidades que precisam ser supridas na comunidade.
Faça algumas buscas básicas na internet. Tente combinar o nome da sua cidade com termos como "oportunidades de voluntariado", "necessidades comunitárias" e "problemas" para começar.
Leia o jornal local para conhecer a comunidade e aprender o que os outros membros estão fazendo para ajudá-la.
Converse com pessoas que moram na comunidade há bastante tempo e pergunte sobre os principais problemas da região e sobre o que as pessoas fazem para enfrentá-lo.[5]
Tente não ser sobrecarregado pelo tamanho dos problemas da comunidade. Escolha uma coisa com a qual você se importe e utilize-a como ponto de partida.
Veja se há alguém que pensa como você. Existe alguma organização batalhando para ajudar a comunidade? Você conhece outras pessoas que sentem a mesma vontade de mudança que você?
9 Melhore os espaços públicos. Caso você olhe ao redor e veja apenas lixo e pichações, comece por aí! Transforme os espaços da comunidade limpando a vizinhança e melhore a qualidade de vida de todos. O trabalho a ser feito depende especificamente das necessidades da região.
É possível limpar a vizinhança imediatamente. Ao caminhar pelas ruas, pegue os lixos que encontrar e descarte-os adequadamente ou recicle-os. Caso a quantidade seja demais para você, recrute alguns amigos.
Raspe pinturas e pichações para embelezar edifícios e muros. Se você é um bom pintor, é possível criar um mural em uma parede pública, mas não esqueça de pedir permissão ao proprietário ou à prefeitura antes.
Monte paisagens em áreas com grama alta. Apare a grama ou arranque as ervas daninhas à mão. Plante flores e árvores onde conseguir: adicionar elementos naturais em ambientes urbanos pode torná-los mais seguros e convidativos.
Crie um jardim comunitário em que qualquer pessoa possa plantar flores, ervas e vegetais. Peça ajuda para os membros da comunidade.
Sempre converse com o proprietário do local antes de fazer qualquer coisa.
Explicação:
Bom só sei essas Espero ter ajudado !