1) O relevo terrestre é resultante da atuação de dois conjuntos de forças denominadas agentes do relevo, que compreendem os agentes internos ou criadores do relevo e os agentes externos ou modificadores do relevo. Podemos considerar agentes internos e externos, respectivamente: a) Tectonismo e intemperismo;
b) Águas correntes e seres vivos;
c) Vento e vulcanismo;
d) Águas correntes e intemperismo.
Respostas
Resposta:
Acho q é a (c) bom estudo!!!
Tectonismo e intemperismo.
RESPOSTA CORRETA
Tectonismo é o nome que se dá aos movimentos das placas tectônicas. Graças a esses movimentos, manifesta-se na superfície terrestre uma série de formas de relevo, como as montanhas, além de fenômenos como o vulcanismo e os terremotos. Intemperismo é um agente externo de modelação do relevo. Consiste em alterações físicas e químicas a que estão sujeitas as rochas e os minerais na superfície da Terra.
Resposta:
a) Verdadeiro – O tectonismo consiste numa ação endógena, ou seja, no interior da terra, manifestando-se pela tectônica das placas. O intemperismo é um agente exógeno, consiste num conjunto de elementos físicos e químicos que modelam o relevo (chuvas, ventos, temperatura, etc.)
b) Falso – As águas correntes não são consideradas agente interno modificador do relevo.
c) Falso – O vento é um elemento modificador do relevo, no entanto, é considerado um agente externo, e não interno. O vulcanismo é um elemento interno modificador do relevo.
d) Falso – O intemperismo realmente é um agente externo modificador do relevo, porém, águas correntes não são consideradas modeladores internos do relevo.
e) Falso – O vulcanismo não pode ser considerado um agente externo, visto que sua formação ocorre no interior da Terra, sendo, portanto, um agente interno (endógeno).