qual tipo sanguíneo é considerado doador universal? porque? E qual tipo é considerado receptor universal? Porque?
Respostas
Olá!
Os aglutinogênios são moléculas localizadas na superfície das hemácias que determinarão o tipo sanguíneo do indivíduo.
Os aglutinogênios são glicoproteínas sintetizadas por uma enzima produzida pelos alelos IA ou IB. A herança desses alelos é co-dominante, ou seja, caso estejam presentes no genótipo, serão expressos, sendo que IA e IB são dominantes sobre i.
Por exemplo, o alelo IA produz a enzima que sintetizará o aglutinogênio A na superfície da hemácia, enquanto o alelo i não produz enzima. Dessa forma, se uma pessoa tiver o genótipo IAIA, seu tipo sanguíneo será A pois suas hemácias terão o aglutinogênio A. O mesmo irá acontecer com outra pessoa que tiver o genótipo IAi. Como o alelo i não produz enzimas, apenas o IA será expresso. O mesmo acontece com indivíduos de tipo sanguíneo B (IBIB ou IBi).
Como as pessoas que possuem sangue tipo A, B e AB não produzem anticorpos para o o tipo O, este tipo sanguíneo pode ser doado a todas as pessoas, sendo conhecido por ser doador universal. Enquanto o tipo sanguíneo AB não produz anticorpos para nenhum tipo sanguíneo, podendo receber doações de todos os outros, sendo chamado de receptor universal.
Resposta:
A Tipo O
Explicação:
Doação
O tipo O- é considerado doador universal e o AB+ é o receptor universal, ou seja, pode receber sangue de qualquer um.
Para haver divergência, olha a explicação!