Respostas
Resposta:
Massa, extensão, inércia, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade, elasticidade, indestrutibilidade e descontinuidade. .
Explicação:
Lembre-se que matéria é tudo aquilo que tem massa, ocupa um lugar no espaço, e é formado por pequenas partículas (átomos e moléculas).
exemplos;
Massa; cadeira, mesa, lápis.
extensão; Toda matéria ocupa um lugar no espaço. Todo corpo tem extensão. Seu corpo, por exemplo, tem a extensão do espaço que você ocupa.
inércia; Quando um carro sofre uma colisão, os ocupantes do veículo são “jogados” para frente, pois tendem a continuar movendo-se em linha reta. Uma maneira de evitar que isso aconteça é aplicando-lhes uma força que resista a esse movimento, por isso o uso de cintos de segurança é obrigatório.
impenetrabilidade: Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. Ao colocar um objeto em um recipiente com água, uma quantidade do líquido é deslocada, pois a impenetrabilidade indica que um corpo não pode ser atravessado. Sendo assim, a água e a bola não podem estar no mesmo espaço ao mesmo instante.
divisibilidade; Alguns exemplos de experiência de divisibilidade são: I) rasgar um papel em pedaços menores; II) pegar um martelo e pressionar contra um giz de lousa, ele será fragmentado em vários pedaços mas continuará tendo a mesma composição; III) Cortar uma vela em vários pedaços.
Compressibilidade; consiste na capacidade de um corpo ou substância para reduzir o seu volume quando se encontra submetido a pressões em todas as partes, ou seja, a capacidade que um fluido possui de o volume por ele ocupado variar em função da pressão. Exemplos: gás, fumaça e ar.
elasticidade; Veja o caso do ar dentro da seringa: ele se comprime.....A matéria volta ao volume e à forma iniciais quando cessa a compressão. No exemplo anterior, basta soltar o êmbolo da seringa que o ar volta ao volume e à forma iniciais
O átomo é um exemplo de indestrutibilidade. ... O átomo, considerado como a unidade básica da matéria, apresenta essa propriedade. Apesar de seu nome significar indivisível, o átomo é indestrutível, duro e impenetrável.
Descontinuidade - a matéria é formada em nível microscópico por pequenas partículas e espaço vazio entre elas. ... Toda matéria é compressível, em menor ou maior grau. Como exemplo temos uma seringa cheia de ar que, mesmo fechada, permite que seja comprimida até certo limite - exigindo cada vez mais força para comprimir.
espero ter ajudado ^^