De acordo com as nossas discussões em sala de aula e os fragmentos acima
descritos, sua tarefa será selecionar 4 filósofos pré-socráticos e trazer
reflexões/argumentos para contrariar ou concordar com suas teorias sobre a origem do
universo e a mudança das coisas que aqui estão.
Ex.: Tales de Mileto: Nascido em Mileto, o primeiro filósofo tinha a ideia de que
a água era o princípio gerador de todas as coisas. Essa ideia faz sentido por... Ou não faz
sentido. Foi refutada por. Tem uma lógica por. Etc etc etc...
Respostas
Resposta:
Tales de Mileto: ele acreditava que a água era a origem de tudo. Sua ideia faz sentido pois todo ser vivo é composto de água, o corpo humano por exemplo, contém cerca de 70% de água em seu todo.
Pitágoras: ele acreditava que tudo o que existe era feito através da matemática. Pitágoras não estava errado, pois ao observar a natureza, percebemos que ela segue um padrão de proporções matemáticas.
Parmênides: este acreditava que a origem da vida era simplesmente o ser. Sua ideia era de que nada mudava, tudo possuía uma essência única e nossos sentidos apenas capitavam a aparência das coisas, no entanto, seu existir era fixo. Pode-se dizer que faz sentido já que no momento do nosso nascimento até a hora da nossa morte nós permanecemos a mesma pessoa, o que muda é só nossa aparência.
Demócrito: acreditava que tudo o que existia era composto de partículas indivisíveis chamadas de átomos. Isso faz tanto sentido, que a teoria atômica é a teoria mais aceita para tentar explicar a composição de tudo o que existe.