Respostas
Resposta:
1. Poder de reflexão
Saber refletir sobre os princípios mais importantes que modelam a sua conduta e a sua visão de mundo é uma das atividades mais importantes que você pode adquirir em sua vida. Se você a realiza com precisão, não importa qual for o seu futuro, você terá à sua disposição as mais essenciais ferramentas para enfrentá-lo.
2. Criatividade
O estudo da filosofia encoraja o pensamento criativo oral e escrito. Devido ao caráter persuasivo do filósofo, você será treinado para criticar argumentos e inventar propostas alternativas. Isso não é nada mais do que um exercício de criatividade, o qual pode ser precioso a você não importa em qual seja sua futura ocupação.
3. Lógica
A filosofia é baseada na argumentação e, portanto, induz à familiariedade com a lógica da argumentação boa e ruim. Além disso, a maioria dos cursos de filosofia tem aula de pensamento crítico e lógica simbólica. Esta é a razão pela qual os estudantes dessa competência são bons em detectar linhas de raciocínio defeituosas, bem como contratos duvidosos.
4. Pensar por conta própria
Uma vez que o estudo da filosofia envolve uma boa dose de criatividade, persuasão e rigor lógico, então os filósofos provavelmente sabem pensar por conta própria. Quem não desejaria isso?
5. Questões fundamentais
A filosofia é tipicamente dedicada a responder questões fundamentais. Portanto, estudantes dessa matéria normalmente são educados para pensar nas mais básicas suposições em relação ao problema que estão enfrentando. Essa habilidade pode ser crucial em diversas situações de nossas vidas.
6. Escrita autêntica
A filosofia encoraja a escrita autêntica. Em redações filosóficas, mesmo que você esteja analisando a opinião de um outro autor, você não pode simplesmente copiar e colar as palavras do filósofo. Você precisa usar suas próprias palavras e realizar suas próprias críticas.
7. Oratória autêntica
Análogo ao já explicado na dica 6, para discutir filosofia, você tem que saber expressar o seu ponto de vida a um oponente com as suas próprias palavras.
8. Ler criticamente
Para ler filosofia, é preciso ter pensamento crítico. Quando você está lendo um texto filosófico, é necessário identificar o problema principal, assim como os argumentos que suportam essa visão e avaliá-los. Esta é uma habilidade que pode ser transportada a diversos outros campos e, inclusive, uma das razões pelas quais estuda-se filosofia em cursos de comunicação.
9. Emprego
Cada vez mais as escolas têm contratado professores de filosofia, pois esta é uma matéria - pelo menos teoricamente - obrigatória no currículo do Ensino Médio. Além disso, ela está cada vez mais presente no vestibular. Finalmente, alguns artigos têm saído na internet, vindo principalmente de portais americanos, elogiando a perfomance de filósofos no mundo dos negócios. Até o New York Times já elogiou filósofos