• Matéria: Biologia
  • Autor: anakarolinefialho
  • Perguntado 4 anos atrás

Uma mulher com 45 anos de idade foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento Hospitalar, queixando-se de dor ao urinar, disúria frequente, urgência miccional e ocasionalmente dor pélvica, além de dor nos flancos e febre. Após anamnese, o médico assistente solicitou à unidade de análises clínicas os seguintes exames de urgência: hemograma, exame qualitativo de urina (EQU), urocultura e antibiograma. Após quatro dias, o setor de microbiologia liberou o resultado da urocultura, que demonstrou crescimento de Escherichia coli ≥ 105 UFC/ml e sensibilidade aos antimicrobianos. Sabendo que a E.Coli é uma bactéria gram negativa. Discorra sobre a morfologia das bactérias gram negativas:

Respostas

respondido por: camilaform
5

Resposta:

As bactérias Gram-negativas são classificadas pela cor que adquirem depois de submetidas a um processo químico denominado coloração de Gram. As bactérias Gram-negativas adquirem coloração vermelha quando se usa esse processo.

As bactérias Gram-negativas estão envoltas por uma cápsula protetora. Essa cápsula ajuda a evitar que os glóbulos brancos do sangue (que lutam contra infecções) ingiram as bactérias. Sob a cápsula, as bactérias Gram-negativas têm uma membrana externa que as protege contra certos antibióticos, como a penicilina. Quando perturbada, essa membrana libera substâncias tóxicas chamadas de endotoxinas. As endotoxinas contribuem para a gravidade dos sintomas durante infecções com bactéria Gram-negativas.

respondido por: MilaYu
5

Resposta:

I - A realização da bacterioscopia da urina, após coloração

de Gram, em objetiva de imersão (1000X), demonstra

bacilos Gram negativos, além de observação de

leucocitose no hemograma.

II. As provas bioquímicas e meios de cultura seletivos

como o ágar Mac Conkey ou Eosin Methylene Blue (EMB)

são utilizados para identificação da enterobactéria

Escherichia coli.

Perguntas similares