• Matéria: Filosofia
  • Autor: beatrizdoidona13
  • Perguntado 4 anos atrás

A TRILHA NA MINHA VIDA - Aqui você vai usar sua potencialidade na escrita: fazer uma produção textual sobre seu entendimento da afirmação de Sócrates no quadro (Figura 4 - Caderno de Apoio). O que realmente ele quis dizer?

Me ajudem rapidinho...
Pfv

Anexos:

Respostas

respondido por: jinnjoo
137

Resposta:

Quando se refere ao ensino, ele destaca que ele supostamente não pode ensinar pessoas, pois em sua concepção, ele pode fazer com que as pessoas reflitam e tirem suas próprias conclusões sobre o assunto, fazendo com que elas possam compreender melhor.  

A grande mudança na filosofia Socrática, além do método, foi o foco no ser humano. Antes dele o foco dos Pré-Socráticos era a Filosofia da Natureza,

portanto ele tirou essa conclusão de não conseguir ensiná-las mas sim fazer com que as pessoas se questionem e tirem suas próprias conclusões.

não tem nada haver com nada mais, eu coloquei e a prof aceitou :)


larissaoliveiracampo: tá certo?
larissaoliveiracampo: vou mandar pra prof
beatrizdoidona13: Muito obrigado
mariasilva8900a: tá certo?
respondido por: AnthonioJorge
18

Sócrates é considerado o pai da filosofia por ter sido o pioneiro a buscar a verdade e o conhecimento ao modo filosófico.

O método socrático é o método de investigação próprio da filosofia, ou seja: é a busca incessante e rigorosa pela Verdade.

Sócrates utilizava, para isto, a dialética. Por meio da dialética, a investigação da verdade contrapunha opiniões e definições diferentes e peneirava os argumentos para melhor fazer enxergar a verdade os dois interlocutores.

Sócrates, especificamente, tinha o objetivo não de provar a ignorância do ouvinte, mas a ignorância da própria ignorância, ou seja, a arrogância do ouvinte em achar que sabe o que não sabe. Para isto, a ironia socrática foi um famoso meio de chocar o interlocutor e paralisá-lo para, assim, as ideias verdadeiras nascessem dele  - Sócrates usava bastante a metáfora da parteira.

Assim, a frase da tirinha exemplifica a atitude socrática de não querer ensinar algo, mas de afastar os obstáculos que estão atrapalhando o interlocutor de pensar e conhecer algo por si mesmo.

Os sofistas, contudo, não buscavam a verdade, e sim o convencimento, a sedução do ouvinte por meio das técnicas do discurso bem trabalhadas. Para isso, não utilizavam da dialética, e sim da retórica e da oratória, que ensinavam, inclusive, cobrando ouro.

O discurso dialético socrático, assim, é o discurso ideal para uma investigação franca e de boa-fé em busca da verdade, seja em família, entre amigos ou entre colegas de profissão.

O discurso retórico sofista, contudo, é ideal apenas para momentos em que debates públicos ocorrem, quando o convencimento do público se faz mais necessário do que a investigação honesta pela verdade.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/30412730

Anexos:
Perguntas similares