Respostas
Resposta:
Sócrates : foi o Mestre de Platão e nunca teve uma única obra publicada por sua parte tendo a sua existência conhecida graças ao seu discípulo Platão Que em muitas de suas obras sitava o seu Mestre, ele combativa os sofistas por venderem as odeias e por ensina-las de uma maneira que não permitia criar um caminho para a verdade pois os métodos destes era do convencimento em meio dos debates onde o que conseguisse convencer a todos com suas técnicas duvidosas seria o dono da razão. Para isso ele cria o método dialético que permitia levar os indivíduos a descobrirem pelos questionamentos que suas bases eram rasas o que possibilitava a criação de uma procura maior pelo conhecimento para se ter uma verdade momentânea já que não há uma verdade absoluta. Sua morte se deu por contestar os mitos e ir contra estes o que resultou em seu suicidio optado por ele mesmo ao ter que ser expulso da cidade para sempre.
Platão: vai seguir os ensinamentos de seu Mestre e é famoso pelo mito da caverna que consiste seria uma forma de relacionar ao crime cometido contra Sócrates que tentava libertar os prisioneiros presos da caverna rumo ao conhecimento mas que no fim acaba sendo morto por estes de acordo com a análise, ele também têm a fama pela criação da teoria sobre o mundo da idéias que foi uma maneira de unir os pensamentos de Heráclito e Parmênides, segundo sua teoria existe o mundo sensível que é o local onde vivemos atualmente que apresenta falhas e imperfeições, contudo, também há o mundo inteligível (idéias ) que é onde surge todas os pensamentos que temos para criarmos as coisas pois lá existe tudo o que temos aqui mas ao contrário daqui tudo é perfeito por lá. Ele fala que viemos desse lugar mas esquecemos ao chegarmos aqui e todos os conhecidos obtidos naquele mundo serão relembrados ao presenciarmos determinadas experiências que que nos farão lembrar.
o René Descartes: defende a teoria do "penso, logo existo" já que a dúvida seria a única certeza em que o ser humano poderia ter para saber que realmente existe. Ele criticava diretamente aos céticos pois estes pregavam de que não há uma verdade para nada e que sempre duvidavam das coisas e nunca tinham uma resposta, Descartes acreditava que a única coisa perfeita no mundo era a matemática e que era por meio desta que se conseguia ler o mundo. Ele falava que os instintos enganavam os homens ex: já que quando você vai pular em um lago parece que é fundo mas quando você resolve conferir ele, percebe que na verdade o lago é muito raso e por confiar nos instintos da Visão poderia resultar em tua morte ou graves lesões ou seja a razão é uma foram segura para se ter a verdade. Ele era um filósofo do racionalismo pelo que me lembro.
Russeau: Defendia que as sociedades fossem organizadas com o objetivo e afastar os cidadaos dos vícios prejudiciais a vida Civil. Para isso era preciso estabelecer uma vida em sociedade com a liberdade individual de cada um. Ele acreditava que para que isso chegasse a se tornar real era preciso que fosse firmado um pacto entre a sociedade com o estado para que ambos desmpenhassem suas devidas tarefas para o bem social, ou seja todos seriam obrigados a abrierem mão de suas vontades individuais para que um soberano que representasse todos pudesse conduzir a situação pois dessa forma todos parariam de atuar independentemente e muitas vezes ignorante para participar do coletivo onde ninguém se sobressaía em cima de ninguém o que garantiria a proteção e igualdade para todos.
espero haver tentado ajudar você, te desejo bons estudos e desculpe se cometi algum equívoco na hora de digitar, é que meu corretor está mudando tudo para uma forma errada mas o que mudou tentei consertar.