me ajuda !
- Como funciona um um reator de propulsão nuclear
- Diferença entre um motor diesel-eletrico à um de propulsão nuclear
- Qual a utilidade de um motor a diesel em um submarino nuclear
Respostas
Resposta:
a) Em uma mesma usina se pode ter vários reatores nucleares. Atualmente apenas os reatores de fissão são utilizados para produção, enquanto os de fusão ainda estão na fase de testes.
A principal dificuldade em utilizar o reator de fusão é a altíssima pressão e temperatura que o processo requer, sendo estes valores encontrados apenas no centro de uma estrela.
Por isso, aqui trataremos a respeito da tipologia usada hoje em dia, os reatores de fissão.
Vamos entender como eles funcionam?
O primeiro ponto a ser destacado é que a grande diferença desta forma de produção de energia para as demais é que, enquanto a energia nuclear se dá a partir da divisão atômica, as outras produzem calor através da queima de combustível.
b) Nos primeiros submarinos, construídos no início do século XX, tentou-se utilizar motores a gasolina e a vapor, sem sucesso. Os melhores sistemas provaram ser a diesel e a energia elétrica. Com eles, enquanto o submarino permanece na superfície, seu funcionamento é garantido por um motor a diesel, que carrega as baterias elétricas usadas para movê-lo embaixo da água. Como os motores a diesel funcionam por combustão, precisam de oxigênio e não podem ser ligados embaixo da água, onde todo o ar deve ser guardado para a tripulação respirar. Era justamente esse o maior problema: o submarino precisava subir até a superfície para alimentar suas baterias, ficando exposto ao inimigo.
Eu só sei essas, mas espero ter ajudado
Explicação: