2) (uenp 2011- adaptada) é correto afirmar: * 1 ponto a) a corrente estruturalista, da qual lévi-strauss é o principal teórico, surgiu na década de 40 com uma proposta diferente do funcionalismo, predominante até então. o funcionalismo se preocupava com o funcionamento de cada sociedade e em saber como as coisas existiam na sua função social. o estruturalismo queria saber do trabalho intelectual. olhar para os povos indígenas e buscar uma racionalidade e uma reflexão propriamente nativa. b) lévi-strauss não encontrou evidências de que os povos nativos desenvolvessem um pensamento selvagem, nem que ocorresse a passagem de homem natural para o homem cultural entre os povos indígenas. c) lévi-strauss acreditava que o homem não é uma espécie transitória, e sugeriu uma visão essencialista do ser humano, já que o mundo existe quando o homem o interpreta, chegando a afirmar, em várias passagens, que o mundo começou com o homem e vai terminar com ele. d) não pode ser atribuído ao legado de lévi-strauss o respeito ao pensamento dos chamados povos primitivos, em especial dos povos indígenas da américa, pelas diferenças culturais e pela diversidade, sem as quais a criatividade humana cessa e, por tudo que há no mundo, antes e depois da passagem do humano pela terra.
Respostas
Resposta:
Letra A
Explicação:
A corrente estruturalista, da qual Lévi-Strauss é o principal teórico, surgiu na década de 40 com uma proposta diferente do funcionalismo, predominante até então. O funcionalismo se preocupava com o funcionamento de cada sociedade e em saber como as coisas existiam na sua função social. O estruturalismo queria saber do trabalho intelectual. Olhar para os povos indígenas e buscar uma racionalidade e uma reflexão propriamente nativa.
Resposta:
1-B
2-A
Explicação:
1-B) Uma análise orientada pela concepção simbólica de cultura destacaria os processos de perda e de aculturação na incorporação do rap e do hip hop em periferias brasileiras, o que resulta na substituição do samba como autêntico elemento da cultura brasileira.
2-A) corrente estruturalista, da qual Lévi-Strauss é o principal teórico, surgiu na década de 40 com uma proposta diferente do funcionalismo, predominante até então. O funcionalismo se preocupava com o funcionamento de cada sociedade e em saber como as coisas existiam na sua função social. O estruturalismo queria saber do trabalho intelectual. Olhar para os povos indígenas e buscar uma racionalidade e uma reflexão propriamente nativa.