• Matéria: História
  • Autor: sosofs
  • Perguntado 4 anos atrás

a) Os textos indicam uma diferença fundamental entre o projeto de constituição do qual José
Bonifácio participou em 1821 e a Constituição outorgada em 1824. Qual é essa diferença?

Respostas

respondido por: vandaneymar
75

Resposta:

.

Explicação:

No texto 1, José Bonifácio é a favor da miscigenação e era contra o tráfico de escravos, de certa forma sendo "a favor do povo"

No texto 2, há uma desigualdade social, assim permitindo que a parte mais carente e pobre da sociedade fosse impedida de votar.

Espero ter ajudado :)


sarthurkeffen: Obg
nicolaspierre07: wlw po
nandasilvaleal28: Obrigada
respondido por: eduardospagnolo
0

A diferença entre as duas constituições é que a qual José Bonifácio estava presente, visava a construção de um projeto de desenvolvimento e a Constituição de 1824 foi para manter o controle do Império nas mãos de Dom Pedro I.

Constituição de 1821 e 1824

A constituição de 1821, devido às tensões de independência do Brasil,  estava visando criar um projeto de desenvolvimento nacional com um olhar mais republicano, descentralizando um pouco o poder da mão do imperador, dando maior autonomia para as províncias.

José Bonifácio também defendia a inserção gradual da população negra no mercado de trabalho, pois acreditava que seria a chave principal para o crescimento do império, abolindo a escravidão ao passar do tempo.

O projeto constitucional de 1821 objetivava a maior autonomia do Poder Legislativo, com subordinação das províncias ao governo central, porém com limitação do poder do imperador, não podendo dissolver a Câmara dos Deputados.

Essas ideias não agradaram as elites imperiais e muito menos Dom Pedro I, que outorgou a Constituição de 1824 visando manter as estruturas imperiais e os privilégios das elites, mantendo o sistema escravista.

Saiba mais sobre "Projeto Constitucional" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/19173556

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares