Os Instrumentos de Gestão Ambiental de Regiões Geográficas Delimitadas é um grupo de Instrumentos de Gestão Ambiental, que tratam casos de áreas de grande extensão territorial. Eles apresentam extrema importância no que se refere ao desenvolvimento sustentável. Como no Brasil, as regiões onde o Sistema de Gestão Ambiental está sendo mais aplicado com maior ênfase são Bacias Hidrográficas, Unidades de Conservação Ambiental, Áreas Costeiras e Áreas Metropolitanas, o Sistema de Gestão Ambiental de Regiões Geográficas Delimitadas apresenta uma complexidade muito grande devido ao grande número de variáveis como: questões nas áreas sociais, econômicas, ambientais e políticas, envolvendo a comunidade, empresas e poder público, das mais diferentes formas.
BITAR, O. Y.; ORTEGA, R. D. Gestão Ambiental. In: OLIVEIRA, A. M. S.; BRITO, S. N. A. (Eds.). Geologia de Engenharia. São Paulo: Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE), 1998. cap. 32, p.499-508.
A partir das informações do texto, avalie as afirmações seguintes:
I. Identificação das atividades que contribuem para a degradação da qualidade das águas;
II. Identificação e avaliação de degradações instaladas;
III. Avaliação e atualização periódica dos programas executados.
IV. Identificação dos diferentes usos de recursos hídricos.
Assinale a alternativa que representa a área descrita pelas afirmações acima e que são abordadas pelos Instrumentos de Gestão Ambiental de Regiões Geográficas Delimitadas:
Respostas
Resposta:
Alternativa 2 - Bacias Hidrográficas
Explicação:
Conforme explicação no site https://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/estudos_ambientais/ea28.html
BACIAS HIDROGRÁFICAS
A crescente preocupação com a qualidade dos recursos hídricos, devida à intensa deterioração causada pelo lançamento constante de efluentes poluidores e o perigo de escassez de água, tem promovido uma mobilização do poder público, de empresas e da comunidade, no intuito de criarem entidades para o gerenciamento ambiental de uma ou mais bacias hidrográficas.
Neste contexto, tem sido formadas agências, comitês, comissões, consórcios e outros tipos de organizações para promoverem a melhoria da qualidade dos recursos hídricos de uma região ou bacia.
O Gerenciamento Ambiental de Bacias Hidrográficas envolve em geral as seguintes atividades (Bitar & Ortega, 1998):
Identificação dos diferentes usos de recursos hídricos;
Identificação das atividades que contribuem para a degradação da qualidade das águas;
Identificação e avaliação de degradações instaladas;
Formulação e implementação de programas especiais de controle e de recuperação dos cursos e corpos d´água degradados;
Avaliação e atualização periódica dos programas executados.
Um bom exemplo são os consórcios intermunicipais do Estado de São Paulo, sendo um dos mais bem sucedidos o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari, criado em 1989. As atividades realizadas por esses consórcios abrangem a recomposição das matas ciliares que compõem as referidas bacias e a elaboração e execução e projetos de tratamento de esgoto e de resíduos urbanos e industriais, barragens de regularização de vazão, entre outros, bem como o planejamento integrado para abastecimento público de água (Bitar & Ortega, 1998).
Resposta:
Alternativa 2- Bacias hidrográficas.
Explicação: