Matematica- geometria espacial
(com resolução e explicaçao por favor)
Num PRISMA RETANGULAR reto as arestas da base medem 5cm, 6cm, 7cm, e uma aresta lateral mede 8cm. Calcule a area total desse prisma
OBG
Respostas
Olá, boa noite.
Para resolvermos esta questão, devemos lembrar de algumas propriedades estudadas sobre geometria espacial e plana.
Num prisma triangular reto, as arestas da base medem e e uma aresta lateral mede . Devemos calcular a área total deste prisma.
Primeiro, lembre-se que a área total de um prisma é calculada pela soma entre o dobro da área da base e a soma das áreas laterais: .
Observe que este prisma não é regular pois o triângulo da base é escaleno e isto determina que os retângulos que formam as laterais deste prisma têm áreas diferentes.
Primeiro, calculamos a área das bases utilizando a Fórmula de Heron. Sejam as medidas dos lados de um triângulo iguais a e . A área deste triângulo pode ser calculada pela fórmula: , em que é o semiperímetro.
Assim, calculamos o semiperímetro do triângulo da base utilizando as medidas de suas arestas:
Some os valores e simplifique a fração
Substitua estas medidas na fórmula de Heron:
Some, multiplique os valores e calcule o radical
Então, calculamos a área lateral: ela será calculada pela soma das áreas dos retângulos laterais do prisma.
A área de um retângulo é calculada pelo produto entre a medida de sua base e a medida da altura. Neste caso, a altura será a medida das arestas laterais do prisma.
Observe que os segmentos que formam as arestas laterais são paralelas a aresta cuja medida é igual a . Com isso, a área lateral será dada por:
Some e multiplique os valores
Então, a área total deste prisma é igual a: