Elabore um texto com o seguinte tema " Ciência e ideologia"
Respostas
Resposta:
O mapa a seguir mostra dados da população rural brasileira de acordo com ibge em 2010.
observando o mapa,quais Estados brasileiros apresentam maior percentual de população rural:
Explicação:
O mapa a seguir mostra dados da população rural brasileira de acordo com ibge em 2010.
observando o mapa,quais Estados brasileiros apresentam maior percentual de população rural:
Resposta:
Ideologia
FILOSOFIA
O termo “ideologia” é polissêmico, ou seja, possui vários sentidos. Essa multiplicidade de sentidos torna difícil a precisa identificação e conceituação da palavra. Teoricamente, a ideologia em si é quase tão antiga quanto a filosofia, tendo seus primórdios remetidos à Antiguidade Clássica, com os pensamentos do filósofo Aristóteles. Porém, o termo somente foi criado na modernidade com o filósofo francês Destutt de Tracy, ganhando o escopo de uma ciência que abordaria a formação e a construção das ideias.
Os positivistas, liderados pelo também filósofo francês Auguste Comte, firmaram suas teorias na necessidade da ideologia como aquela ciência que seria capaz de tornar o que é abstrato passível de um estudo mais rigoroso. Porém, uma corrente crítica do termo instalou-se no século XIX, propondo uma visão que perdura até hoje.
Leia também: Poder – conceito amplamente discutido nas Ciências Humanas na contemporaneidade
O que é ideologia?
O senso comum entende a ideologia como um simples conjunto de ideias ou uma idealização sobre algo. Porém, a ideologia é muito mais do que isso. Podemos conceituar ideologia de duas formas: a visão clássica e a visão crítica. Na visão clássica, o termo tem o significado de uma espécie de ciência capaz de organizar metodicamente e estudar rigorosamente o conjunto de ideias que formam a intelectualidade humana. Na visão crítica, a ideologia é uma ilusão criada por uma classe para manter a aparente legitimidade de um sistema de dominação.
A ideologia, quando aliada à política, pode ser instrumento de manipulação
A ideologia, quando aliada à política, pode ser instrumento de manipulação.
A filósofa brasileira Marilena Chaui escreveu, em seu livro O que é ideologia?, que a origem da ideologia está entre os gregos, que, sem saber do debate que se instauraria mais de 2.000 anos depois, separavam em sua vida intelectual dois tipos de atividade: a atividade técnica e prática, denominada de poiésis, e a atividade do livre pensamento filosófico intelectual sobre a ética e a política, denominada de práxis.
A poiésis era a atividade dos comerciantes, artistas, artesãos, soldados e escravos, ou seja, era o trabalho e a produção técnica, que não demandavam esforço intelectual. A práxis era a filosofia e o cuidado intelectual com a política e com a ética, demandando esforço intelectual. Essa última era superior à primeira e lidava com a ação respaldada por ideias.
Os gregos clássicos valorizavam, portanto, as ideias, e cada postulado filosófico deles era proposto como sendo uma realidade única e universal. Assim sendo, eles não conseguiam enxergar que havia um contexto histórico e uma visão pessoal de mundo que os faziam pensar daquela maneira. Os filósofos clássicos, como Platão e Aristóteles, já possuíam ideologias, mas não sabiam.
A visão clássica de ideologia teve origem com o filósofo francês moderno Destutt de Tracy. Tracy era um entusiasta dos ideais promovidos pelo iluminismo e acreditava que a Revolução Francesa era o melhor meio de promover as mudanças necessárias na sociedade francesa para que o país pudesse, de fato, progredir. Ele era antimonarquista convicto e também era considerado um pensador materialista. Para o materialismo, apenas os fatos concretos e materiais devem tomar a frente para qualquer compreensão do mundo, valorizando a ciência e rejeitando a metafísica e a religião ou qualquer outro tipo de abstração ou idealismo.
Explicação:
:)