O debate sobre o planejamento regional de saúde pode ser realizado sob diferentes abordagens e perspectivas. Nesse sentido, considera-se o planejamento como um instrumento de gestão que permite a tomada de decisões sobre prioridades e investimentos que afetam diretamente a organização da rede de serviços públicos de saúde.
FERREIRA, J.; CELUPPI, I. C.; BASEGGIO, L.; GEREMIA, D. S.; MADUREIRA, V. S. F.; SOUZA, J. B. de. Planejamento regional dos serviços de saúde: o que dizem os gestores?. Saúde e Sociedade, v. 27, n. 1, p. 69-79, 2018.
A Epidemiologia é amplamente utilizada no planejamento em saúde, sendo este considerado como um dos pilares disciplinares da saúde coletiva, além de ser uma prática técnica e social que contribui para a transformação de uma dada situação em outra. Assim, com relação à aplicação da epidemiologia no planejamento em saúde, avalie as afirmações abaixo.
I. O planejamento é um compromisso de ação, é prever antecipadamente a ação, requer criatividade e inventividade, além de ser uma oportunidade de se atuar sobre a realidade usando a liberdade de decidir.
II. Os gestores públicos ou privados, profissionais de saúde juntamente com a participação social devem trabalhar em equipe e estabelecer um espaço que possibilite a articulação de várias instâncias de vigilância em saúde.
III. Após a identificação dos problemas e necessidades de saúde, o planejamento deverá estabelecer as prioridades, identificar as tecnologias indicadas para enfrentá-las e os recursos que deverão ser acionados, facilitando a organização do trabalho e das atividades dos agentes de saúde.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
bacana
Explicação:
acompanhando bacana aqui
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás