a) como estava a situação econômica do Brasil quando Vargas assumiu o governo em 1951? que medidas ele adotou?
b) o que foi a campanha "o petróleo é nosso"
c) explique a crise política de agosto de 1954 e aponte como ela terminou.
Respostas
Resposta:
a) O segundo governo de Vargas ficou marcado por forte crise política e muita tensão social.
Dentre as principais realizações do segundo governo de Getúlio Vargas estiveram a criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico - BNDE (1952), a criação da Petrobrás (1953), e a proposição de criação da Eletrobrás (1954).
b) "O Petróleo é nosso!" foi uma campanha varguista (Do governo na década de 50) para nacionalizar a produção do petróleo brasileiro, que estava sendo almejada pelos estrangeiros que queriam tirar riquezas petrolíferas do Brasil. Com esta campanha, a Petrobrás foi criada.
c) A ascensão e radicalização dos movimentos populares fora do controle estatal são considerados os principais fatores desencadeadores da crise política que levaria ao fim o governo Vargas. De acordo com essa linha interpretativa, as classes dominantes ficaram temerosas com o avanço dos movimentos populares e discordaram do modo como o governo respondeu às exigências e demandas sociais que irromperam no cenário político.
Depois do episódio da rua Toneleros, os grupos oposicionistas exigiram o afastamento de Vargas da presidência da República.
O presidente se encontrava no Palácio do Catete, quando redigiu uma carta-testamento e suicidou-se com um tiro no peito. O impacto provocado pela notícia do suicídio de Vargas e a divulgação da carta-testamento foi intenso e acabou se voltando contra a oposição. Grandes manifestações populares de apoio ao ex-presidente estouraram em várias cidades do país.
Com a morte de Vargas, assumiu o governo o vice-presidente Café Filho, que ficou encarregado de completar o mandato até o fim de 1955. O suicídio de Vargas, porém, acabou sendo muito explorado, tanto por políticos que o apoiavam como grupos da oposição, nas disputas eleitorais legislativas e presidencial seguintes.