Uma fábrica possui dois modelos de máquinas para produzir parafusos. As máquinas do modelo X fabricam 60 parafusos a cada remessa, e as máquinas do modelo Y, 84. O proprietário dessa fábrica irá criar um formato único de embalagem em que caiba o maior número possível de parafusos, de tal modo que, ao embalar uma remessa produzida por um desses modelos de máquina, utilizando esse formato de embalagem, não sobre nenhum parafuso.
Para atender ao objetivo desse proprietário, quantos parafusos cada embalagem deve conter?
A) 6.
B) 7.
C) 12.
D) 24.
Respostas
Resposta:
É o famoso máximo divisor comum....
mdc(60,84)=12
São 12 parafusos por embalagem. É interessante lembrar que, no enunciado do exercício, foi citado que apenas um tipo de parafusos será colocado em cada embalagem.
Isso quer dizer que cada remessa de X completará 5 caixas enquanto que cada remessa de Y, completará 7 caixas. Não sobrando nenhum parafuso sem embalagem...rs
Gostou da resolução:
Visite esse canal....
https://www.youtube.com/user/jessewbasilio
Explicação passo-a-passo:
Cada embalagem deve conter 12 parafusos cada, pois assim não sobra nenhum deles, e com isso, temos que a alternativa correta para essa questão é a letra c).
Em uma fábrica existem 2 modelos para a produção de parafusos:
máquinas do modelo X ---> 60 parafusos a cada remessa
máquinas do modelo Y ---> 84 parafusos a cada remessa
Se o proprietário da fábrica deseja criar um formato único de embalagem que caiba o máximo de parafusos de maneira que a embalagem de cada remessa para cada máquina será feita sem que sobre nenhum parafuso, a embalagem deve conter 12 parafusos cada.
Isso porque, ao fazer o mdc entre os dois números, obtemos que o máximo divisor comum entre eles é o número 12. Com isso, podemos concluir que a alternativa correta é a letra c).
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/1457603