1- Martinho Lutero foi um monge e
teólogo alemão, que viveu entre 1483
e 1546. A ele é atribuído o início do
movimento da reforma protestante,
no século XVI, por:
a) cobrar da Igreja Católica um
O posicionamento mais incisivo sobre
questões sociais.
b) fixar na porta da igreja do
O Castelo as 95 teses que criticavam
certas práticas da Igreja Católica.
c) promover reuniões para grupos
O descontentes com a atuação da
Igreja Católica na época.
d) cobrar publicamente uma maior
O aproximação dos clérigos com o
povo
Respostas
Resposta:
Martinho Lutero ficou gravado na história por ter sido um monge católico que iniciou um movimento de contestação à doutrina da Igreja Católica no século XVI.
Lutero não concordava com algumas práticas da Igreja na época e procurou realizar uma reforma no interior do catolicismo, questionando algumas ações por meio das 95 teses.
A ação de Lutero desencadeou um grande movimento, que ficou conhecido como Reforma Protestante, o que resultou em um cisma no interior da cristandade na Europa. Assim, surgiu o protestantismo, uma ala do cristianismo que possui interpretações diversas da que é praticada pela Igreja Católica.
Martinho Lutero (Martin Luther, no alemão) nasceu no dia 10 de novembro de 1483, na cidade de Eisleben, que na época fazia parte do Sacro Império Romano-Germânico. Seus pais chamavam-se Hans Luther e Margarethe Luther (João Lutero e Margarida Lutero, traduzindo para o português). Sua família pertencia à pequena burguesia e tinha prosperado com o trabalho em minas de cobre.
Em 1501, aos 17 anos, Martinho Lutero ingressou na Universidade de Erfurt, onde passou a estudar direito para tornar-se advogado – uma carreira muito próspera naquela época. O ingresso de Lutero nesse curso era por conta do desejo de seu pai de ver seu filho tornando-se um advogado. Lutero era dedicado aos estudos, mas, em 1505, ele abandonou o direito e ingressou na vida eclesiástica.
Espero ter ajudado
Resposta:
Alternativa correta: b) fixar na porta da igreja do Castelo as 95 teses que criticavam certas práticas da Igreja Católica.
Explicação:
As 95 teses de Martinho Lutero, em 31 de outubro de 1517, marcaram o início da reforma protestante. Suas críticas estavam relacionadas, entre outras coisas, com a venda de indulgências. Esse recebimento de perdão dos pecados mediante pagamento era contrário ao que Lutero defendia: a doutrina “salvação pela fé”.
Espero ter ajudado