1. Assinale a única alternativa que apresenta a análise importante sobre o surgimento da divisão do trabalho. Afinal, ela surgiu para organizar qual tipo de trabalho? *
1 ponto
a) Das sociedades desenvolvidas. Nos núcleos urbanos atuais, passa-se a exigir cada vez mais uma organização na divisão de tarefas: cada indivíduo teria uma papel a cumprir na sociedade. E o indivíduo precisa aceitar sua função de trabalho e ganhar o seu salário.
b) Das sociedades primitivas. Nos núcleos rurais a organização da divisão de tarefas era coletiva. Todos produziam para todos. A divisão de tarefas não atingiu as sociedades rurais pois não era necessário dividir as tarefas.
c) Das sociedades agrícolas primitivas. Nesses núcleos rurais de trabalho coletivo, a divisão de tarefas acontecia entre o dono da fazenda e os trabalhadores rurais. Assim, mesmo no Neolítico, as fazendas estavam organizadas de acordo com o trabalho coletivo.
d) Das sociedades agrícolas primitivas.Nesses núcleos urbanos, passa-se a exigir uma maior organização na divisão de tarefas: cada indivíduo teria uma papel a cumprir dentro daquela sociedade. E o indivíduo que não aceitasse sua função de trabalho seria aplicado medidas corretivas ou punitivas (expulsão).
Respostas
É correta a alternativa D, já que a divisão do trabalho foi um fenômeno social surgido ainda nos primórdios da civilização, sendo uma forma de organizar a nova forma dos povoamentos humanos: sedentarizados e não mais nômades.
Com a sofisticação das sociedades e civilizações, a divisão do trabalho foi se tornando cada vez maior e cada vez mais complexa, já que o próprio trabalho foi exigindo cada vez maior especialização. Hoje ela já é um fenômeno global, sendo muito comum que diferentes etapas de um processo produtivo não só sejam conduzidas por profissionais diferentes como também por profissionais em diferentes países.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/1908831
Resposta:
Letra D
Explicação:
por que sim
e da um coração ai e deixa 5 estrelas pfv