O estudo anatômico da madeira é o estudo de diversos tipos de células que constituem o lenho, suas funções, organização e peculiaridades estruturais com os objetivos de conhecer a madeira visando seu emprego correto; identificar espécies; distinguir lenhos aparentemente idênticos; predizer utilizações adequadas de acordo com as suas características anatômicas; prever e compreender o comportamento da madeira no que diz respeito à sua utilização.
A partir das ideias sugeridas pelo texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Este conjunto de faixas celulares que representam a atividade do câmbio vascular no decorrer de um ano é denominado anel anual de crescimento, que apresenta duas regiões: lenho inicial ou outonal e lenho tardio ou primaveril.
PORQUE
II. Durante a análise do corte anatômico transversal, é possível observar a casca externa (ritidoma), floema, câmbio, xilema (alburno e cerne), de todos estes tecidos, o xilema se que divide-se em cerne, camada mais externa adjacente ao câmbio e o alburno, formado pela deposição de resinas óleos e ceras.
A respeito dessas asserções relacionadas ao texto, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta:
ALTERNATIVA 5: AS ASSERÇÕES I E II SÃO FALSAS
Explicação:
PÁGINA 164 DO LIVRO
Resposta: As asserções I e II são proposições falsas.
Explicação:
I - Ao analisarmos anatomicamente o tronco de uma árvore, observamos que é composto basicamente por xilema secundário, disposto em círculos concêntricos, chamados anéis de crescimento ou anéis anuais. Aquelas plantas consideradas anuais apresentam lenho inicial (primaveril), que é mais largo, enquanto o lenho tardio ou outonal é mais compacto. Dessa diferenciação, conseguimos contar a idade das árvores.
II - Durante a análise do corte anatômico transversal, visualizamos as seguintes camadas: casca externa (ritidoma), floema, câmbio e xilema (alburno e cerne). De todos esses tecidos, o xilema é considerado o mais importante e que se divide em alburno, camada mais externa adjacente ao câmbio, e o cerne, formado pela deposição de resinas, óleos e ceras (GONZAGA, 2006).