Cite uma doença que pode ocorrer em qualquer órgão que pertence ao sistema digestório, colocando
A) Nome:
B) Característica
C) sintomas
D) Tratamento
Respostas
Resposta: A úlcera gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, é uma ferida que se forma no tecido que reveste o estômago, causada por diversos fatores, como má alimentação ou infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), por exemplo.
A presença dessa úlcera leva ao aparecimento de alguns sintomas, como dor de estômago, náuseas e vômitos, especialmente após comer, apesar de também poder não apresentar sintomas por muito tempo. Normalmente, a presença de uma úlcera não é uma situação muito grave, devendo ser tratada com medicamentos antiácidos, que evitam que o suco gástrico presente no estômago torne a ferida ainda maior.
Sintomas de úlcera gástrica
Os sintomas de úlcera gástrica por vezes pioram após a alimentação, mesmo quando a pessoa faz uso de medicamentos que controlam a digestão. Os principais sintomas de úlcera gástrica são:
Dor abdominal forte, em forma de pontada, que piora ao comer ou ao beber;
Dor em forma de queimação na "boca do estômago";
Enjoo;
Vômito;
Distensão abdominal;
Sangramentos na parede do estômago, o que pode causar saída de sangue nas fezes, visível ou identificado no exame de pesquisa de sangue nas fezes.
O tratamento para úlcera gástrica é feito com o uso de remédios que diminuem a acidez do estômago, como antiácidos ou inibidores da acidez, como Omeprazol, Pantoprazol, Lansoprazol ou Esomeprazol, por exemplo, mesmo durante a gravidez. Pode ser recomendado também pelo médico o uso de analgésicos para controlar as dores, caso haja necessidade. No caso da endoscopia indicar a infecção por H. pylori, o médico pode recomendar o uso de antibióticos, como Amoxicilina e Claritromicina.
É importante também que a pessoa tenha atenção à alimentação, dando preferência a frutas, legumes e verduras cozidos, grãos, laticínios light, pão, e carnes magras, e evitando alimentos muito quentes, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sanduíches, fast food, frituras e doces em geral. É recomendado que seja também evitado uso de cigarro e o consumo de alimentos que promovem a liberação do ácido gástrico, como café, chá preto, mate, condimentos, molhos picantes e frutas ácidas como caju, laranja, limão e abacaxi.
Explicação: