• Matéria: Contabilidade
  • Autor: stormoliveira
  • Perguntado 4 anos atrás

Suponha que você seja o Diretor-Presidente da ABC Produtos Alimentícios S/A, empresa de capital aberto que atua no Brasil e possui boa parte de suas receitas atreladas ao dólar (receitas de exportação). A principal concorrente da empresa, a KLM Alimentos Processados S/A, empresa também exportadora, acabou de informar ao mercado prejuízos enormes com operações de derivativos no mercado futuro, as quais, ao invés de proteger a empresa das oscilações da moeda estrangeira, estavam sendo utilizadas para fins especulativos. Devido à ausência de transparência e informações quanto a operações dessa natureza, diversos analistas de mercado questionam se a ABC Produtos Alimentícios S/A também não estaria fazendo operações cambiais arriscadas, e passam a recomendar venda desses ativos em seus relatórios. Nessa situação, o que você, Diretor-Presidente, faria para eliminar esses rumores do mercado? Sabendo que a ABC não está incorrendo neste tipo de risco (não está operando no mercado cambial de maneira especulativa), que tipo de medidas poderiam ser tomadas para gerar maior transparência e eliminar a assimetria de informações com os agentes de mercado?

Respostas

respondido por: kayttewellenbela
11

Resposta:

A questão é baseada em uma situação que aconteceu na realidade (Sadia S/A, em 2008) e que expôs deficiências na política de transparência e disclosure da empresa.

Enquanto Diretor Executivo, seria necessário atuar no sentido de esclarecer ao mercado que a empresa não está exposta a esse tipo de risco. Essa comunicação deve ser feita com a maior brevidade possível para que os danos à empresa sejam menores.

Paralelamente, a Diretoria Executiva deveria definir uma estratégia para aumentar o grau de transparência com o mercado e divulgar informações sobre a sua gestão de riscos financeiros, salientando que instrumentos financeiros são usados unicamente para fins de proteção (hedge), e não de especulação.

Tais medidas melhorariam a governança corporativa da empresa, reduziriam a desconfiança do mercado e melhorariam a comunicação da empresa com os agentes externos (outsiders). Podemos também fazer menção à teoria da sinalização, vista no capítulo desta Unidade de Aprendizagem, para explicar por que o Diretor Financeiro da ABC Produtos Alimentícios S/A deveria prestar esses esclarecimentos e gerar maior transparência para o mercado.

Explicação:

Perguntas similares