Os efeitos da variação climática sobre a riqueza de espécies dependem da sua previsibilidade. Em um ambiente estável e previsível, onde há mudanças sazonais no ambiente, diferentes espécies podem adaptar-se à essas condições. Assim, uma maior riqueza de espécies poderia coexistir em um ambiente sazonal, comparado a um ambiente instável e constante no tempo.
TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L. Fundamentos em Ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2010. 3ª Edição. Página 380.
A partir do texto, avalie as seguintes asserções:
I. Áreas no início do processo de sucessão ecológica, apresentam instabilidade climática e favorecem espécies generalistas.
PORQUE
II. Nestas áreas as populações destas espécies se estabilizam e atingem sua capacidade de suporte.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVA 1
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As duas asserções são proposições falsas.
Respostas
Resposta:
letra A
Explicação:
Alternativa 3: A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. (acabei de receber a correção da questão)
Resposta:
(B)- As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Explicação:
A sucessão ecológica é uma sequência de alterações graduais e progressivas na comunidade de um ecossistema, as quais podem ocorrer após uma pertubação ou após o surgimento de um novo habitat.
Em uma sucessão ecológica, observamos progressivamente a mudança na composição e na estrutura das comunidades, até que ocorra o estabelecimento da comunidade clímax, ou seja, de uma comunidade estável.
Capacidade de Suporte
Um ecossistema possui diversas propriedades interligadas, possuindo a característica de se manterem mais estáveis frente às perturbações externas conforme eles crescem e se tornam mais complexos. Conforme o ecossistema cresce em tamanho e complexidade, mais energia é consumida por este ecossistema. Parte desta energia é consumida para manter o crescimento e outra parte é consumida para diminuir a entropia, devido ao aumento da complexidade. Portanto, existe uma capacidade máxima de suporte do ecossistema relativa ao seu crescimento.