• Matéria: História
  • Autor: silvaloris123
  • Perguntado 4 anos atrás

1. O trecho acima revela a influência do Estado Novo em uma das mais notáveis manifestações culturais brasileiras, o carnaval. Sobre a política cultural do Estado Novo, por que interessava ao governo do Estado Novo inserir o conhecimento histórico como um dos quesitos de julgamento das escolas de samba? *

a) Mostrar que a História do Brasil caminhou no sentido de mostrar que Getúlio Vargas estava destinado a governar o Brasil e, por isso, a população deveria segui-lo e obedecê-lo.

b) O samba e o carnaval, como elementos de consumo nacional, passaram a ter seus temas controlados pelo Estado, com o intuito de forjar uma identidade brasileira ou nacional sob controle do governo.

c) Getúlio Vargas tentou impor a cultura do samba e carnaval em nossa história. Tradicionalmente, os brasileiros não gostavam nem de samba e nem de carnaval, sendo muito mais ligados ao tango como ritmo musical.

d) O DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) fez grande defesa da influência da cultura europeia no Brasil. A cultura europeia era vista como superior e seria sinal de nosso crescimento e evolução.

2. Levando em consideração seus conhecimentos sobre o período, qual o papel do DIP na consolidação do Estado Novo (1937-45)? *

1 ponto

a) A principal função do DIP era estabelecer o controle da produção econômica, valorizando a indústria nacional. Desta maneira, o DIP retirou recursos do investimento na agricultura para investir em infraestrutura.

b) O DIP era responsável por engrandecer os atos do governo, buscando sempre exaltar a figura do presidente. O DIP controlava os meios de comunicação, além de realizar censura e promover eventos culturais que valorizassem a figura de Vargas.

c) O DIP não teve bons resultados em sua função de incentivar a cultura nacional e de valorizar a figura do presidente Getúlio Vargas; por isso, logo teve suas atividades encerradas.

d) O papel do DIP girou em torno de criar uma imagem negativa do Brasil e do presidente Vargas no exterior, para que não houvesse investimentos estrangeiros no Brasil, garantindo a política nacionalista.

URGENTEEEEEEE!!!


lukasdacruzsilva10: . De acordo com o texto, qual a afirmação correta? *

Respostas

respondido por: douglasgames156
110

1-B

2-B

Confia tá certo


silvaloris123: Obgg :)
wellitonsilveira0: vlw
wellitonsilveira0: tá certin pai
brunofrancopaulo: Vlw tá certo msm pode confiar
mateusclover: obg, mais roronoa zoro sola
respondido por: LarissaMoura3
16

1 – A afirmativa correta é a letra b) O samba e o carnaval, como elementos de consumo nacional, passaram a ter seus temas controlados pelo Estado, com o intuito de forjar uma identidade brasileira ou nacional sob controle do governo.

Considerando a política cultural do Estado Novo, temos que o principal interesse do conhecimento histórico como quesito de julgamento das escolas de samba é ser controlado pelo estado para a identidade brasileira.

Getúlio Vargas foi o presidente que governou o Brasil pelo maior período, por dois mandados. A era Vargas caracteriza-se pela instalação da fase da ditadura, chamada de Estado Novo. Seus dois mandatos foram marcados pela criação de estatais e leis trabalhistas.

2 – A afirmativa correta é a letra b) O DIP era responsável por engrandecer os atos do governo, buscando sempre exaltar a figura do presidente. O DIP controlava os meios de comunicação, além de realizar censura e promover eventos culturais que valorizassem a figura de Vargas.

O principal papel do DIP na consolidação do Estado Novo (1937-45) era tornar maior os atos governamentais, para dar estímulo a figura do presidente, através do controle dos meios de comunicação, e de ser um instrumento de censura e promoção de eventos culturais que deveriam promover a imagem de Getúlio Vargas.

Saiba mais sobre Getúlio Vargas em: https://brainly.com.br/tarefa/7351847

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares