• Matéria: Português
  • Autor: Mariana13445
  • Perguntado 4 anos atrás

Dengue, um perigo real e imediato

A epidemia de dengue pode estar chegando ao ponto mais ameaçador nestes 20 anos de luta inglória contra o mosquito transmissor. Ainda que as autoridades sanitárias do Estado tentem descaracterizar a gravidade da situação [...].
A epidemia não pode ser enfrentada com olhos no calendário eleitoral. Não dá para minimizar o problema, nem escamotear os números alarmantes de dengue hemorrágica. O perigo é real e imediato e exige mobilização total [...].
No século passado, por duas ocasiões o Aedes aegypti, vetor da dengue, desapareceu das áreas urbanas do país. Nas décadas de 30 e 50, o foco era o combate à febre amarela, transmitida pelo mesmo mosquito. Em 1957, a espécie foi declarada erradicada do Brasil, na XV Conferência Sanitária Panamericana.
Entretanto, desde a reintrodução do Aedes aegypti no Brasil, na década de 1980, passou a existir um evidente risco do retorno da transmissão da febre amarela em áreas urbanas e, agora, com a medicina a anos-luz da praticada no início do século passado, vivemos assombrados por mais uma epidemia de dengue.
Fausto Figueira é médico, deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde e Higiene da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.


1. Qual o problema apresentado no primeiro parágrafo do texto? *

a) O fato de as autoridades alertarem sobre o problema que pode ser a dengue hemorrágica.
b) O avanço de uma epidemia de dengue e o descaso das autoridades sanitárias sobre o assunto.
c) A reintrodução do Aedes aegypti no Brasil, na década de 1980, assustando a população.
d) O combate à febre amarela, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti na América Latina.

2. "Entretanto”, desde a reintrodução do Aedes aegypti no Brasil, na década de 1980, passou a existir um evidente risco do retorno da transmissão da febre amarela em áreas urbanas [...]. A palavra “entretanto” está em destaque no trecho anterior. No texto, ela aparece no último parágrafo. A ideia que essa palavra introduz ao último parágrafo em relação ao anterior é de *

a) adição, pois, no parágrafo anterior, explica-se que a febre amarela foi considerada erradicada no país na década de 1950, e voltou a ser um risco na década de 1980.
b) conclusão, pois, em relação ao parágrafo anterior, conclui-se que sem os devidos cuidados a febre amarela voltou a contaminar a população brasileira.
c) adversidade, pois, no parágrafo anterior, explica-se que a febre amarela foi considerada erradicada no país na década de 1950, mas voltou a ser um risco na década de 1980.
d) explicação, pois, em relação ao parágrafo anterior, explica-se que o mosquito Aedes aegypti é um perigo para a população brasileira.


weyshillawey: Ta errada ē 1)A 2)D
ademirleandrorosa: 1-a 2-d se nao for essa resposta eu sou um bosta confiaaaaaa
ShoukoNishimyia: b c
ShoukoNishimyia: 1-b 2-c
mo0nlight7: 1) D e 2) D {fiz no aula Paraná e ta certo}
VazattaMilGrau: 1-b 2-a
Mariana13445: vlw genter
anapaviotti: AFF GNT, N PRECISA TD MUNDO DAR RESPOSTA! errei por culpa de vcs! A resposta certa é: 1- B 2- C se n for me cobra!
mariacristinam69: nao e B C e B C
lucastullio: men tira e 1)B

Respostas

respondido por: torres320
16

1) O  problema apresentado no primeiro parágrafo do texto é este: "O avanço de uma epidemia de dengue e o descaso das autoridades sanitárias sobre o assunto." Por esse motivo, o item B é a alternativa correta.

Sabemos disso, pois a conjunção utilizada -"ainda que"- é subordinativa concessiva. Sendo assim, indica uma posição contrária, mas incapaz de anular o que foi dito. Assim, por mais que as autoridades não deem a devida

atenção, segundo o texto, a epidemia de dengue está na pior fase.

2) A ideia que a palavra "entretanto" introduz ao último parágrafo em relação ao anterior é de adversidade, pois, no parágrafo anterior, explica-se que a febre amarela foi considerada erradicada no país na década de 1950, mas voltou a ser um risco na década de 1980. Por esse motivo, o item C é a alternativa correta.

A conjunção "entretanto" é coordenativa adversativa. Dessa maneira, podemos afirmar que indica ideias opostas, isto é, pensamentos contrários.

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/13519999

BONS ESTUDOS!

Anexos:

Timmanta: Olá proffer poderia me ajudar na minha atividade de português?? link: https://brainly.com.br/tarefa/41217393 agradeço desde já e urgente!!
respondido por: yuri14rodrigues
0

1. O problema apresentado no parágrafo inicial do texto é:

b) O avanço de uma epidemia de dengue e o descaso das autoridades sanitárias sobre o assunto.

Análise do texto

Mesmo apesar de duas décadas de luta contra o mosquito da dengue, temos que o processo de erradicar este problema ainda não está próximo do final.

É neste parágrafo que temos o tema que será discorrido ao longo do texto.

Ao contrário do que se esperava para este período no qual o texto foi feito, a epidemia da dengue ainda não está próxima de terminar. Pelo contrário, seu ponto mais ameaçador está próximo, segundo o autor.

Isso acontece graças a reintrodução do mosquito aedes aegypti, durante os anos de 1980.

2. A ideia que a palavra "entretanto" induz neste contexto é a de:

c) adversidade, pois, no parágrafo anterior, explica-se que a febre amarela foi considerada erradicada no país na década de 1950, mas voltou a ser um risco na década de 1980.

Isso acontece porque a ideia de que febre amarela tinha sido extinta em 1950 não foi concreta, já que o mosquito e agente transmissor de doenças como a dengue retornou.

Ou seja, ainda existem chances de que doenças possam ser espalhadas nos meios urbanos, já que o risco se torna real, novamente.

A dengue é uma doença que os seus sintomas podem se confundir com a gripe. Entretanto, a dengue hemorrágica pode levar o paciente à morte.

Saiba mais sobre o mosquito em: brainly.com.br/tarefa/32241332

Anexos:
Perguntas similares