Respostas
Resposta:
Gestão e estratégia
A cadeia agroindustrial concentra os processos agrícolas, que envolvem o plantio, processamento, armazenagem e transporte de grãos; a produção animal concentra o processamento e controle de estoque nas fábricas de ração, o investimento em infraestrutura, assistência técnica animal, pesquisa e desenvolvimento, como resultante entrega carne, ovos, leite e subprodutos para a indústria; esta por fim realiza o processamento dos produtos do campo, bem como seu armazenamento e entrega ao consumidor final.
Com o advento da assessoria, dos treinamentos dentro das corporações, as empresas têm investido fortemente em boas práticas de produção, com objetivo de tornar seus processos enxutos, reduzindo custos e com prazos de entrega cada vez menores. No entanto, o que se tem percebido é que grande parte das empresas buscam os mesmos objetivos, tornando as melhorias indistinguíveis do ponto de vista do cliente. Com isso chegam na convergência estratégica, a fronteira de produtividade.
Uma oportunidade para a produção animal neste cenário de concorrência acirrada é a implantação do Sistema Lean no Agronegócio. Tal qual ocorre na indústria automobilística, onde o produto “carro” é produzido por diversas empresas, algumas se destacam e podem ter valor diferenciado por apresentar características únicas. A Toyota, após a Segunda Guerra Mundial, quando as indústrias japonesas tinham uma produção muito baixa e uma enorme escassez de recursos, desenvolveu um sistema de produção que buscava reduzir custos por meio da eliminação de desperdícios, o Sistema Toyota de Produção, e foi este o diferencial que a permitiu entrar no mercado automobilístico de forma competitiva com as montadoras americanas. Hoje este é chamado Lean Manufacturing ou “Sistema de Produção Enxuta”
Explicação: