como ocorre o processo de erosão eólica e quais os seus aspectos positivo e os aspectos negativos
Respostas
Resposta:
A erosão é um processo natural e presente na dinâmica do planeta há milhares de anos (tempo geológico). Esse fenômeno consiste no desgaste do solo e das rochas de áreas mais altas para áreas mais baixas, ocasionando a sedimentação dos detritos. Ao longo dos anos, esse desgaste altera paisagens, cursos de rios, relevos.
Consequências da erosão
Nas grandes cidades com relevos montanhosos, chuvas constantes podem ocasionar deslizamentos de terra em terrenos ondulados. Esses deslizamentos ocorrem, em sua maioria, nas áreas em que a vegetação natural foi retirada para a construção de moradias, problema agravado nas localidades mais pobres.
O risco de deslizamento é maior quando as áreas de morro são desmatadas pelos humanos, pois o solo sem cobertura vegetal fica mais desprotegido das fortes chuvas.
Há também um grave problema ambiental causado pela erosão nas margens de rios quando a mata ciliar diminui: o assoreamento. Quando a ação humana retira parte da vegetação, a erosão vem com mais força, levando parte da margem para dentro do rio, acumulando sedimentos no seu leito. O assoreamento pode causar a seca de vários cursos d’água, pois reduz a profundidade e, com o passar dos anos, causa a perda da biodiversidade aquática.
As ações humanas nem sempre levam em consideração os impactos ambientais que são causados quando se desmata uma área. Erosões graves podem começar com simples sulcos e gerar danos ambientais irreversíveis, como o surgimento de ravinas e voçorocas, que podem ser aceleradas com a ação humana