Turma:
Autor:
Não espalhe fake news
(EF09LP01A) Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais. (EF09LP01B) Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados.
09/04/21 - 9º ano do EFII - Língua Portuguesa - Não espalhe fake news
1. Leia a postagem abaixo. Ela contém uma informação falsa.
Declaração de uma enfermeira australiana: “[...] Disse ao funcionário (do shopping) que um termômetro infravermelho nunca deve ser apontado para a testa de alguém, especialmente de bebês e crianças pequenas. [...] Como profissional da área médica, recuso-me a visar diretamente a glândula pineal, que está localizada diretamente no centro da testa, com um raio infravermelho. No entanto, a maioria das pessoas concorda em passar por isso várias vezes ao dia! Nossas glândulas pineais devem ser protegidas, pois é crucial para nossa saúde agora e no futuro”
Ao se deparar com esse tipo de informação as pessoas podem considerá-la verdadeira porque...
a) A fala vem de uma enfermeira que demonstra conhecimento técnico ao citar a glândula pineal.
b) Está postada no Facebook, rede social conhecida, o que a torna crível.
c) Porque a enfermeira enfatiza a importância de protegermos a nossa glândula pineal.
Respostas
As pessoas podem considerar a informação verdadeira porque a fala vem de uma enfermeira que demonstra conhecimento técnico ao citar a glândula pineal. Alternativa A.
Muitas vezes, as fake news são espalhadas a partir de um argumento que as fazem parecer verdadeiras. É muito comum que as informações falsas estejam escondidas por traz de um discurso supostamente de autoridade.
Esse é o caso da fake news da questão, já que há estudos que mostram que o termômetro infravermelho não é prejudicial à saúde, mas, ao dizer que é uma enfermeira que está falando, o autor da fake news pode levar as pessoas a acreditarem. Isso é chamado de discurso pseudo-científico. Devemos duvidar dessas notícias principalmente quando não há fontes.
Mais sobre as fake news: https://brainly.com.br/tarefa/26898022
Resposta: letra A
Explicação: eu fiz e estava certo.