diferencie o retículo endoplasmático rugoso e retículo endoplasmático liso quanto a forma e função. coloque (rer) para retículo endoplasmático rugoso e (rel) para retículo endoplasmático liso
Respostas
Explicação:
o rer apresenta forma cilíndrica e presença de ribossomos, sendo responsável pela síntese protéica, e o rel apresenta forma lisa e cilíndrica sem a presença de ribossomos, sendo responsável pela formação de alguns lipídios, esteróides e fosfolipídios.
Oi, Melissa!
Reticulo Endoplasmático Rugoso ou Granuloso: adere ribossomos sintetizadores de proteína. Possui, no interior de suas cisternas, o lúmen, onde há uma "marcação" da proteínas com os glicídios (ex: glicoproteínas); também, modifica-se a estrutura protéica (estrutura terciária). O retículo endoplasmático rugoso exporta proteínas em muitas partes da célula, seja no citoplasma seja na membrana plasmática, ou até fora dela (meio extracelular)
Reticulo Endoplasmático Liso ou Não Granuloso: síntese de lipídios. Estruturalmente, não possui grânulos (ribossomos), por isso não sintetiza proteínas. Além disso, desempenha o papel de formação de hormônios esteroides (relacionados às características sexuais) e fosfolipídios; quebra glicogênio para liberar glicose na corrente sanguínea; possui enzimas que colaboram para a desintoxicação do organismo. No caso das células do músculo, o retículo sarcoplasmatico (denominação especial e única) armazena íons cálcio.
Obrigado!
Qualquer dúvida pode colocar abaixo!