Ketchup na pizza: pode ou não pode?
Quando o assunto é ketchup, os ânimos entre os paulistanos sempre ficam exaltados. Principalmente se a provocação partir dos cariocas. Para você que não está por dentro da polêmica, a gente explica: pessoas do Rio de Janeiro (e de diversos outros lugares, como Brasília) não veem muito problema em adicionar ketchup nas pizzas. Já para quem nasceu em São Paulo, isso é uma verdadeira ofensa, um completo absurdo. Afinal, a massa já tem a quantidade certa de molho de tomate. Adicionar ketchup pra quê? Além disso, o argumento que pode até convencer que a birra tem fundamento diz respeito à acidez do condimento. O ato de colocá-lo na pizza faz com que ele se sobreponha aos sabores dos outros ingredientes, o que torna a pizza uma “pizza de ketchup”. [...]
Benefícios do ketchup
[...] o ketchup, assim como outros condimentos, pode fazer mais do que tornar os alimentos mais saborosos. Ketchup, molho picante e vários tipos de mostarda podem adicionar nutrição à sua refeição e benefícios à saúde.
O ketchup contém tomates, que são ricos em licopeno, um poderoso antioxidante com propriedades anticancerígenas e de combate a doenças cardiovasculares, que também confere ao vegetal sua cor vermelha. O ketchup orgânico contém as maiores quantidades de vitaminas A, C e E. O perigo está todo no exagero. O ketchup pode, sim, se tornar vilão caso seja consumido da maneira errada. Por isso, é preciso procurar o mais natural possível, com menos conservantes. Os mais naturais são os que contêm menos teor de corante e sódio. Nesse caso, os produtos orgânicos podem ser a solução e levam vantagem em relação aos outros tipos.
Mas, e aí? Pode ou não pode?
A regra é clara: sentiu vontade de colocar, pode colocar à vontade. Já mostramos que o ketchup não é um vilão e que, se consumido com moderação, não faz mal à saúde. Agora, se você acha desnecessário, tudo bem. É só não colocar, combinado? O que não pode é você ficar perdendo tempo com polêmicas e não pedir a sua pizza [...].
Nesse texto, o trecho que apresenta o predicado de uma oração é:
“... os ânimos entre os paulistanos...”. (1º parágrafo)
“... o ketchup, assim como outros condimentos,...”. (2º parágrafo)
“... molho picante e vários tipos de mostarda...”. (2º parágrafo)
“... levam vantagem em relação aos outros tipos.”. (3º parágrafo)
Respostas
respondido por:
150
Observando as frases, podemos dizer que só há um predicado na oração "... levam vantagem em relação aos outros tipos".
Quando falamos em predicado, estamos falando de uma parte da oração que tem como função sintática, atribuir uma informação ao sujeito da oração. Nas outras frases, vemos que há a inexistência de predicado, pois não aparecem informações sobre o sujeito.
No 3° Parágrafo, vemos que o trecho apresentado, traz uma informação importante sobre o sujeito, adicionando valor ao mesmo na oração.
JuliaFlavia28:
Muito obrigada! Agora entendo certinho o que é predicado na oração ;)
respondido por:
28
Resposta:
3 paragrafo
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás