PFVR, TENTE RESUMIR O MAXIMO POSSIVEL :)
Sobre o surgimento da Sociologia, temos dois grandes acontecimentos a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, explique as duas
Respostas
Explicação:
A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.
A Revolução Industrial foi iniciada de maneira pioneira na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII.
A Revolução Industrial corresponde às modificações econômicas e tecnológicas que consolidaram o sistema capitalista e permitiram o surgimento de novas formas de organização da sociedade.
Que seriam tipos fases que correspondem ao processo evolutivo das tecnologias desenvolvidas e as consequentes mudanças socioeconômicas. São elas:
Primeira Revolução Industrial;
Segunda Revolução Industrial;
Terceira Revolução Industrial.
A Revolução Francesa, ciclo revolucionário que aconteceu entre 1789 e 1799, foi responsável pelo fim dos privilégios da aristocracia e pelo término do Antigo Regime. Que marcou o fim do absolutismo nesse país. A Revolução Francesa foi resultado da crise política, econômica e social que a França enfrentou no final do século XVIII.
Nessa época, a França era governada por Luís XVI, e a sociedade era dividida em classes sociais, conhecidas como Estados:
Primeiro Estado: clero;
Segundo Estado: nobreza;
Terceiro Estado: povo, definição genérica que incorpora o restante da sociedade francesa.
De toda forma, a sociedade francesa era marcada por uma desigualdade extrema, uma vez que nobreza e clero gozavam de privilégios, como a isenção de determinados tributos e o direito de cobrar impostos por suas terras. Essa desigualdade social era a raiz da crise enfrentada pela França no século XVIII.
A França, nesse período, começou a sofrer as consequências de seu atraso econômico em relação às mudanças que estavam acontecendo no mundo em decorrência do avanço do capitalismo. O estado francês gastava cerca de 20% a mais do que deveria, usava 50% do seu orçamento para pagar dívidas, e a inflação crescia rapidamente. Tamanha crise econômica demandava reformas, mas, a nobreza e clero não estavam dispostos a abrir mão de seus privilégios.
Consequências
Os dez anos da Revolução Francesa geraram diversas consequências para a França e para o mundo. Algumas consequências de destaque foram:
Fim dos privilégios de classe na França;
Fim de qualquer resquício do feudalismo no país e início da consolidação do capitalismo;
Início do processo de queda do absolutismo na Europa e na França;
Inspiração para movimentos de independência no continente americano;
Popularização da república como forma de governo;
Separação entre os poderes;
Imposição das liberdades individuais, que tornavam os homens “iguais perante a lei”.