Leia o texto a seguir
Impulsionadas por tendências tecnológicas como big data, learning machine e internet das coisas (IoT), as cidades estão se tornando cada vez mais inteligentes.
A medida que governos, empresas e a população adotam tecnologias como estas para superar os desafios urbanos, as smart cities estão se tornando mais acessíveis através de seus smartphones, gerando dados e informações em tempo real sobre tudo. Esses dados são utilizados para melhorar os produtos e serviços de acordo com a necessidade dos cidadãos O uso de tecnologias para a melhoria da mobilidade urbana é um exemplo. O controle de estacionamentos por meio de aplicativos - que detectam e alertam a existência de vagas dis
poníveis - ou o monitoramento dos transportes públicos e do compartilhamento de caronas,
são iniciativas concentradas em garantir o fluxo das atividades no ambiente urbano por meio
de dados disponíveis na rede. [...]
O uso de redes inteligentes de eletricidade, conhecidas como smart grids, podem oti mizar a distribuição de energia. Através de medidores eletrônicos inteligentes e sistemas de comunicação é possível oferecer serviços mais eficientes e sustentáveis. Com o controle de dados quanto ao consumo energético, é possível identificar instantaneamente quedas no fornecimento da rede, permitindo a programação remota de comandos em aparelhos eletrodomésticos A inteligência da cidade também pode contar com sistemas de drenagem e captação de
água das chuvas para reaproveitamento da água e irrigação automatizada que muda confor
me o clima. Já o saneamento pode ser melhorado com artifícios tecnológicos, seja usando
lixeiras conectadas a sistemas de gerenciamento de coleta e remoção de resíduos habilitados
para loT ou com sensores para medir parâmetros de distribuição da água tratada.
BARROS, Lidyane Smart city como a tecnologia muda a vida de uma cidade. Fundação Vanzolini blog, 11 abr. 2019 Disponivel em Acesso em 20 mar 2020
a) Explique o que são cidades inteligentes.
b) Analise como as cidades inteligentes podem transformar o modo de vida e, consequen temente, impactar a pegada ecológica.
Respostas
Resposta:
a) cidades inteligentes são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.
b)Capital humano
Leva em consideração os investimentos realizados para o desenvolvimento da própria sociedade, avaliando, por exemplo, a proporção de pessoas que tiveram acesso ao ensino superior e os números de universidades, museus e galerias de arte.
Economia
Envolve todos os aspectos de desenvolvimento econômico, como a produtividade, a facilidade para começar um negócio e a porcentagem de pessoas que se encontram no início do estágio empresarial.
Governança
Faz referência à eficácia e à qualidade da intervenção estatal. Sendo assim, são analisados os índices de direitos humanos e corrupção, o número de funções do departamento de inovação da cidade e os dados disponíveis em plataformas abertas.
Planejamento urbano
Avalia o desenvolvimento de planos que consigam focar no crescimento das cidades, tornando-as mais acessíveis e sustentáveis, tendo em vista a porcentagem da população que tem acesso a saneamento básico e o número de pessoas por família, por exemplo.