Entre 1986, aconteceu a IV Conferência Brasileira de Educação (CBE), em Goiás. Em virtude desse evento, originou-se a Carta de Goiânia, que teve suas propostas incluídas na Constituição Federal, sob a forma de princípios. Sobre este documento, analise as afirmativas abaixo: I - Seis mil participantes vindos de todos os Estados do país, debateram temas da problemática educacional brasileira, tendo em vista a indicação de propostas para não haver uma nova Carta Constitucional. I - A carta apresenta 21 princípios, e o 1º compreende "A educação escolar é direito de todos os brasileiros e será gratuita e laica nos estabelecimentos públicos, em todos os níveis de ensino". III - O 2º princípio apresenta uma percepção ampliada do direito à educação, no qual "Todos os brasileiros têm direito à educação pública básica comum, gratuita e de igual qualidade, independentemente de sexo, cor e idade, confissão religiosa e filiação política, assim como da classe social ou riqueza regional, estadual ou local". IV - Em termos de democratização do acesso à escola pública, a Carta inclui setores que antes não constavam na pauta da política educacional nacional, como: a educação de povos indígenas, da pessoa com deficiência, a educação de jovens e adultos e por fim a educação infantil. V - O tema da conferência era organizar as diferentes propostas sobre as questões educacionais, com vista a encaminhá-las aos Constituintes, para sua inclusão no capítulo da Educação, considerando que em diversas esferas educacionais o debate tinha sido rico.
Respostas
Resposta:
II,III.IV, V
Explicação:
corrigida em prova.
A Conferência Nacional de Educação trouxe uma série preparatória para os espaços de formação, propondo diálogos, comunicação, mobilização social, além de inúmeros profissionais dispostos a participar do debate educacional de forma ampla. Ela reuniu mais de 6 mil participantes, além de contribuir durante 4 dias para a inclusão e o debate ampliado sobre os projetos educacionais que viriam a seguir. II, III, IV e V.
Como a Conferência Brasileira de Educação foi importante?
Pelo fato de promover uma relação interessante de troca entre a instituição escolar e o espaço público, além de anteceder a Constituição Cidadã, promulgada em 1988, dois anos após o evento, ou seja, as narrativas para uma reconceituação do ensino já vinham sendo colocadas em pauta.
Mais sobre a educação básica:
https://brainly.com.br/tarefa/17314684
#SPJ2