Um mundo “cheio de veias, coloridas como um arco-íris”.
Foi assim que o criador de mapas húngaro Robert Szucs, de 33 anos, pintou o Brasil e vários países para mostrar sua visão artística de “centenas de milhares de córregos e rios”.
O projeto River Maps, ou “Mapas de Rios” em português, vem sendo desenvolvido por ele há três anos e mostra cada bacia representada por uma cor.
“Eu amo a natureza e cresci perto de dois rios”, disse o cartógrafo-artista à BBC News Brasil, “mas a maioria dos mapas hidrográficos que eu via nos livros, on-line e por toda a parte era pouco inspiradora para mim. Eles traziam todos os rios azuis e todas as linhas iguais. Foi aí que eu quis tentar criar mapas precisos e científicos, mas também bonitos – a ponto de levar as pessoas a quererem colocá-los na parede”.
Com uma das redes fluviais mais extensas e diversificadas do mundo, o Brasil vê suas bacias ganharem vida no trabalho dele em tons de azul, vermelho, roxo e rosa, por exemplo.
O retrato é de “um dos países mais bonitos do mundo e, sem dúvida, o que tem o rio mais famoso”, diz Szucs, se referindo à Bacia Amazônica, a rede hidrográfica mais extensa do planeta.
Ao todo, a galeria on-line exibe cerca de 160 mapas, incluindo um dos Estados Unidos que cita como “o favorito, por ter sido um dos primeiros” que criou e aquele que tornou seu trabalho “conhecido internacionalmente”. [...]
Qual é o assunto desse texto?
(A) A rede hidrográfica brasileira.
(B) A vida de Robert Szucs.
(C) As cores do arco-íris.
(D) Os livros de Geografia.
(E) Os mapas de Robert Szucs.
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
2 a vida de Roberto Duchas
alcecastanho:
duchasd?
respondido por:
15
Resposta: Letra E, os mapas de Robert Szucs.
Explicação: O texto está falando sobre o projeto de mapas que ele criou.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás